A contadora Ariane Yumi de Almeida Rocha é a nova vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.

De acordo com o Regimento Interno do CRCPR, a Câmara de Registro tem a atribuição de julgar os pedidos de registro de profissionais e de organizações contábeis, bem como os de baixa, cancelamento, restabelecimento, renovação e alteração. Além disto, é de sua competência determinar as diligências que entender necessárias para o julgamento dos processos de registro e decidir sobre consultas a respeito de assuntos inerentes ao registro profissional.

Nesta entrevista, Ariane Yumi de Almeida Rocha conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente da Câmara de Registro no CRCPR.

CRCPR Online:  Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

Ariane Yumi de Almeida Rocha (AYAR): Em 2021, atuei como delegada representante do CRCPR na região de Ponta Grossa. Nos anos subsequentes, já como conselheira da entidade, desempenhei o papel de coordenadora Geral das Comissões Temáticas de Trabalho do CRCPR, até me tornar vice-presidente de Registro, em janeiro deste ano. Minha trajetória na área contábil teve início em 1994, como técnica em Contabilidade. Depois, tornei-me contadora. Ao longo dos anos, dediquei-me à constante atualização alcançando a certificação de Master Coach & Analista Comportamental pela Sociedade Latina Americana de Coaching (SLAC) e a especialização em Controladoria e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Minha experiência profissional abrange colaborações em empresas públicas e privadas, e desde 2002, mantenho meu próprio escritório contábil. Além disso, exerci a presidência do Rotary Club Ponta Grossa Oeste, durante a gestão 2018-2019. Atualmente, mantenho uma participação ativa em diversas entidades contábeis, atuando como conselheira da Cooperativa de Soluções Inovadoras para Profissionais Contábeis (Coopercont), vice-coordenadora do Comitê da Mulher do Sicredi Jardim Carvalho, em Ponta Grossa, suplente da Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa (Sicopon), e membro do Instituto Pontagrossense de Estudos Contábeis (IPEC) e do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT).

CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?

AYAR: O CRCPR é reconhecido como um dos melhores conselhos regionais de contabilidade do país, mérito atribuído ao desempenho das gestões anteriores e da gestão atual, que buscam oferecer o melhor em todas as áreas de atuação, seja em registro, fiscalização ou educação continuada. A seleção baseada em competências e a escolha de profissionais qualificados, independente do caráter honorífico do cargo, foram fatores determinantes para alcançarmos o elevado nível de excelência em cada projeto destinado aos profissionais contábeis paranaenses.
CRCPR Online: Como se sente ao assumir a vice-presidência de Registro? Quais são suas expectativas e objetivos para liderar essa Câmara?

AYAR: Sinto-me lisonjeada por assumir a liderança de uma câmara que representa a porta de entrada para novos profissionais. Meu principal objetivo é disseminar conhecimento acerca da importância do registro e esclarecer todos os benefícios oferecidos aos contadores e aos técnicos em contabilidade que mantém seu registro ativo conosco. Além disso, pretendo reforçar que a anuidade investida retorna diretamente ao profissional, proporcionando acesso a cursos, palestras, certificado digital gratuito e a uma variedade de produtos e serviços disponibilizados pelo CRCPR.

CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?

AYAR: Gostaria de agradecer ao meu colega, Mauricio Antônio Cavalli, presidente do Sincopon, e ao apoio das demais entidades contábeis da região. E, principalmente, destaco que todos têm a oportunidade de participar, assim como estou fazendo, e desfrutar desse grande aprendizado. Reforço a todos os profissionais contábeis que, como vice-presidente de Registro, nos próximos dois anos de gestão, me empenharei para contribuir significativamente com a classe contábil.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.