Diante da importância de informar a classe contábil a respeito da aplicação de normas de sustentabilidade, a Comissão CRCPR ESG lança a “Escola Técnica ESG”, no dia 12 de junho, das 9h às 10h, na TV CRCPR.
O tema da primeira aula será “Introdução ao IFRS S1 e IFRS S2”, no dia 12/06. O encontro tem como foco a Agenda ESG e seu impacto regulatório. Serão explorados os padrões IFRS S1 e S2 e sua relação com normas como Global Reporting Initiative (GRI)**, Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB), Global Reporting Initiative (GRI) e legislações locais. A palestrante será Simone Leticia Raimundini Sanches, doutora em Administração, integrante da Comissão CRCPR ESG e da Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A mediação será feita por Alisson Meurer, também membro da Comissão CRCPR ESG.
Confira a seguir entrevista com Alisson Meurer sobre a criação da Escola Técnica ESG e a sua importância para o exercício profissional contábil.
CRCPR Online: Como surgiu a ideia de criar uma Escola Técnica voltada para a relação do contador com as práticas ESG?
Alisson Meurer (AM): A iniciativa surgiu a partir dos
trabalhos desenvolvidos pela Comissão ESG do CRCPR, que vem debatendo
ativamente o papel estratégico do profissional da contabilidade frente aos
desafios da sustentabilidade. Percebemos a oportunidade de fomentar a discussão
de tópicos específicos das normas de sustentabilidade por meio da escola técnica
A Escola Técnica ESG nasce da necessidade de discutir o papel do profissional
contábil como agente de transformação socioambiental e de governança nas
organizações.
CRCPR Online: Na sua visão, qual o papel do contador na promoção e implementação das práticas ESG?
AM: Certamente o profissional contábil ocupa uma posição de destaque quando falamos de consolidação e divulgação das práticas ESG. Cabe a nós, profissionais contábeis, assegurar a confiabilidade dessas informações, além de discutir formas de apresentação, indicadores, integração de informações financeiras e não financeiras, auxiliar no mapeamento de riscos, entre outros elementos que permeiam as informações de sustentabilidade. Portanto, a Comissão ESG está fornecendo a sua contribuição ao promover uma capacitação contínua com vistas a fortalecer o protagonismo dos profissionais contábeis.
No segundo semestre de 2025, a Escola Técnica ESG lançará mais três novas aulas, os temas abrangem a relação da IFRS 2 com riscos e oportunidades climáticas e o papel do contador e auditoria na asseguração das informações de sustentabilidade. Confira a seguir algumas fotos dos bastidores das gravações:
ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). O termo foi utilizado pela primeira vez em relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, e refere-se ao desenvolvimento de organizações atrelado à sustentabilidade. De modo geral, abrange um conjunto de práticas e normas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial em organizações, fatores que demandam atenção e atualização de práticas contábeis.
* Consulte a pontuação no PEPC-CFC na agenda de eventos do site do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR)
** Global Reporting Initiative: Relato Global de Iniciativas; Global Reporting Initiative (GRI) ; Task Force on Climate-related Financial Disclosures: Força Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima