A contadora Carla Pacheco assume o IPMCont.

?Nós, mulheres, a cada dia, assumimos mais e mais responsabilidades?, discursou a contadora Carla Pacheco ao receber das mãos de Dolores Biasi Locatelli a presidência do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista ? IPMCont, entidade fundada em 2005 por um grupo de contabilistas que desenvolvia ações de incentivo à participação das contabilistas na classe contábil, na sociedade, na política e no aprimoramento profissional. Carla Pacheco é bacharel em Ciências Contábeis, formada pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em auditoria. É empresária da área contábil, sócia fundadora do IPMCont. No CRCPR, é conselheira suplente e membro da Comissão da Mulher Contabilista desde a sua criação em 2004.

Um dos principais objetivos do IMPCont é a inserção da mulher contabilista nos órgãos de classe. Entre as associadas tem conselheiras do CRCPR, membros da diretoria do SESCAPPR e do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, assim como professoras universitárias, empresárias da contabilidade, funcionárias de órgãos públicos.
Além de Dolores Locatelli, uma das idealizadoras da entidade, também foi homenageada a contadora Ana Maria Golas, que faleceu no ano passado. Ela foi vice-presidente e fundadora do IPMCONT, uma das primeiras mulheres a atuar como conselheira no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Em sua fala, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, destacou o avanço feminino na profissão contábil: ?os homens ainda são maioria em nosso país ? 63% -, somando 256.832, de um universo de 409.862 profissionais segundo os registros do CFC; mas as mulheres, que representavam um número insignificante décadas atrás, avançam ano a ano e já chegam a 153.030 ? 37%. No Paraná, conforme ainda os números do CFC, que não levam em conta os registros secundários, as mulheres são 31% - 8.110 ? de um universo de 25.916 profissionais?.

Autoridades

A nova diretoria tem mandato nos anos 2010 e 2011. A solenidade, dia 25 de março, no auditório do CRCPR, foi prestigiada por familiares dos associados e por inúmeras autoridades, entre elas, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano; presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio; presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Narciso Doro; presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Carlos Baggio; coordenadora da Comissão da Mulher do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Nilva Amália Pasetto.

Assumiram também como membros da diretoria: Cristina Medeiros (vice-presidente); Dolores Biasi Locatelli (1ª secretária), Márcia Cristina de Almeida (2ª secretária), Denise Maria de Oliveira (1ª tesoureira), Nilva Amália Pasetto (2ª tesoureira). Membros do Conselho Fiscal: Celita Zaidovicz Paltanin, Lucélia Lecheta, Ormélia Tereza da Silva.

Muitas pessoas prestigiaram a solenidade no auditório do CRCPR

A ex-presidente Dolores Locatelli (à direita) entrega o Termo de Posse à nova presidente, Carla Pacheco

A nova diretoria do IPMCont

Presidente no momento do seu discurso