Com o intuito de divulgar, valorizar e estimular a produção acadêmica feminina em Ciências Contábeis, a Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) apresenta o artigo A Contabilidade como Ferramenta de Prevenção a Fraudes, de autoria de Paola Karine da Silva, graduanda do curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESPPR e de Francisca Mary Magalhães de Alcantara, bacharel em Ciências Contábeis e em Administração pela Universidade Gama Filho, mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FESPPR.

O documento consiste em um estudo que apresenta uma análise dos casos da OGX, Toshiba e Petrobrás como exemplos de fraudes contábeis. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, as autoras analisam os processos contábeis que levaram à caracterização das fraudes e concluem com observações pertinentes a cada um dos casos.

Clique aqui para acessar o documento.

Observação: Os dados e as opiniões eventualmente contidas no documento são de inteira responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem opiniões ou posições deste Conselho ou de seus membros.