9º CECOC lota o auditório da Reitoria da UFPR.

Cerca de 800 participantes lotaram, dias 10 e 11 de novembro, o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, para acompanhar as palestras do 9º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba. Se o ambiente fosse maior, mais inscrições poderiam ter sido acolhidas, comentaram os professores que estiveram à frente da comissão organizadora, Marisa Bernardino de Albuquerque, Paulo Sérgio Miguel e Valmir Alberto Thomé.

?CPCs e Sucessão Empresarial: O Papel da Contabilidade? foi o tema do ciclo organizado pela Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional do CRCPR com participação das instituições de ensino de Curitiba e Região Metropolitana que ministram cursos de contábeis, Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Fecopar, Sescap-PR e Sicontiba. Coordenação geral o professor Luiz Carlos de Souza, presidente da Comissão.

Embora tradicionalmente dirigido a estudantes de Ciências Contábeis, esta edição teve inscrição de muitos profissionais, contando cinco pontos para o Programa de Educação Profissional do Conselho Federal de Contabilidade e dois pontos para ao programa da Comissão de Valores Mobiliários-CVM, referentes a cursos que tratem dos pronunciamentos emitidos pelo International Account Standards Board (IASB) ou pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Compuseram a mesa de autoridades a vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCRPR, Lucélia Lecheta; o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; presidente do Sicontiba, Narciso Doro; o conselheiro do CFC, Nelson Zafra; o diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Vicente Pacheco; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Luiz Fernando Torres Cardozo; o conselheiro do CFC, Antônio Carlos Doro; a coordenadora do evento Marisa Bernardino de Albuquerque.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis

O primeiro painel ? formato novo de exposição de temas ? analisou as novidades que vêm sendo propostas à prática contábil, por conta da harmonização das Normas Brasileiras de Contabilidade ao padrão internacional, aprovada pela lei 11.638/07, seguida da Medida Provisória 449/08 e agora da lei 11.941/09. As normas emanam do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Atuou como mediador do painel o professor Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro - Mestre em Administração e Gestão Financeira e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Cruz; e foram painelistas o professor Nelson Zafra - Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade; Adriano C. Passenko - Gerente de Auditoria da Delloite e Paulo Sérgio Ávila - Gerente de Controladoria da Votorantim Industrial S/A.

Sucessão empresarial

No dia 11, o painel tratou do tema "Sucessão em empresas: o papel e a influência da contabilidade como geradora de informação?, debatido por Everaldo Leonel de Oliveira - Mestre em contabilidade e coordenador de atividades acadêmicas complementares da Universidade Positivo; Clóvis Machado da Silva - Doutor em Administração de Empresas e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração da UP, Antônio Carlos Ferreira da Silva Júnior - Gerente de Contabilidade da Positivo Informática e Luiz Carlos Bertolazo - Gerente de Contabilidade da Nutrimental.

Auditório da Reitoria da UFPR

Mesa de autoridades? Esquerda para direita ? Narciso Dóro, presidente do Sicontiba; Nelson Zafra, conselheiro do CFC; Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar; Vicente Pacheco, diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR; Lucélia Lecheta, vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCPR; Antônio Carlos Doro, conselheiro do CFC; Marisa B. Albuquerque, coordenadora do evento; Luiz Fernando Torres Cardozo], presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná.

Analisaram o tema Comitê de Pronunciamentos Contábeis, da esquerda para direita: Paulo Sérgio Ávila ? Gerente de Controladoria da Votorantim S/A; Adriano C. Passenko ? Gerente de Auditoria da Deloitte; Nelson Zafra ? Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade; Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro - mestre em Administração e Gestão Financeira e coordenador do curso de ciências contábeis da faculdade Santa Cruz.

Cláudia Osowski, estudante da Facinter, que ganhou o mais valioso brinde, um notebook, sorteado no primeiro dia. A professora Marisa B. Albuquerque fez a entrega do prêmio.

Sucessão empresarial, tema debatido por Clóvis Machado da Silva - Doutor em Administração de Empresas e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração da UP, Antônio Carlos Ferreira da Silva Júnior - Gerente de Contabilidade da Positivo Informática; Luiz Carlos Bertolazo - Gerente de Contabilidade da Nutrimental; Everaldo Leonel de Oliveira - Mestre em contabilidade e coordenador de atividades acadêmicas complementares da Universidade Positivo. (Da esquerda para a direita).

Alice Satake Ziolkowski, ganhadora do notebook sorteado no segundo dia.