No dia 8 de novembro, das 8h30 às 12h30, acontece a 9ª edição do tradicional Fórum do Terceiro Setor. O evento será na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa e irá explorar temas como escrituração contábil, legislações, recursos públicos e os reflexos da Reforma Tributária para entidades do Terceiro Setor. O coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Nelson Zafra, será o responsável pela mediação.
O evento terá ingressos solidários e, no dia, receberá dos participantes 2 litros de leite ou 2 kg de alimentos não perecíveis.
Para se inscrever, clique aqui!
O tema "Recursos públicos e fontes governamentais" será um dos abordados no Fórum, discutindo emendas parlamentares; a plataforma Transfere Gov; o Sistema Integrado de Transferências (SIT); demandas sociais de Conselho Municipal e Estadual; incentivos fiscais estaduais e federais; e chamamento público.
Os palestrantes serão os contadores, membros da Comissão CRCPR Terceiro Setor, William Fischer da Silva e Frankicinaldo Guarino da Silva. Fisher é mestre em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica, em Gestão pública e em Desenvolvimento Econômico Regional; e ainda presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (SINCOVEL) e sócio diretor de empresa de Contabilidade e Gestão do Terceiro Setor. Já Frankicinaldo é consultor de projetos e coordenador Contábil, com foco na Contabilidade de Entidades do Terceiro Setor, e cursa MBA em Contabilidade, Compliance & Direito Tributário.
Confira entrevista com William Fischer da Silva e Frankicinaldo Guarino da Silva sobre o tema da palestra "Recursos públicos e fontes governamentais"
CRCPR Online: Quais são os principais desafios que as organizações de Terceiro Setor enfrentam para acessar recursos públicos?
William Fischer da Silva e Frankicinaldo Guarino da Silva (WFS e FGS): A ausência de qualificação do pessoal interno é um grande desafio, assim como a documentação irregular referente a gestão. Além disso, citamos também planos de aplicações sem consonância com a oferta das fontes de recursos.
CRCPR Online: Quais estratégias recomendariam para superar esses desafios?
WFS e FGS: Implantar um modelo de gestão adequado às exigências das esferas de governo, criando indicadores de qualidade para controles internos; bem como utilizar a tecnologia de forma consistente nos processos de gestão.
WFS e FGS: As certificações podem ofertar benefícios tributários no que tange a imunidade e as isenções, possibilitando que se aplique recursos disponíveis em ações de sustentabilidade. A depender da qualificação da certificação, os recursos públicos poderão estar mais acessíveis, oriundos de diversas fontes, como incentivos fiscais, emendas parlamentares, recursos orçamentários diretos, entre outras fontes.
Confira a seguir entrevistas anteriores com palestrantes do 9º Fórum do Terceiro Setor
Reprodução permitida desde que citada a fonte.