8 mil são esperados no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Desde a primeira edição, em 1924, o Congresso Brasileiro de Contabilidade transformou-se no principal evento da classe contábil brasileira, reunindo número cada vez mais expressivo de profissionais, professores e estudantes de contabilidade. Para a próxima edição, de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza, são esperados aproximadamente 8 mil participantes.

Sob o lema ‘Contabilidade: transparência para o controle social’ e com o slogan “Vibração que contagia. Energia que surpreende”, o 20° CBC contará com palestrantes de renome nacional e internacional. A programação das palestras e painés ainda está sendo organizada, mas as temáticas dos trabalhos já foram divulgadas. Poderão ser inscritos estudos nas áreas de auditoria e perícia; contabilidade e governança corporativa; contabilidade financeira, contabilidade governamental, do terceiro setor, socioambiental e sustentabilidade; contabilidade tributária, controladoria, educação e pesquisa em contabilidade e temas livres.

“Esperamos receber excelentes trabalhos, que certamente contribuirão para o engrandecimento técnico-científico da classe contábil”, afirma o coordenador do Comitê Científico, Valcemiro Nossa. Além de Valcemiro, fazem parte também do comitê: Martins Mendes De Luca, Adriano Rodrigues, Carlos Renato Theóphilo, Ernani Ott, Fábio Moraes da Costa, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Ilse Maria Beuren, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Marcelle Colares Oliveira, Paulo Roberto Cunha, Roberta Carvalho de Alencar, Vera Maria Rodrigues Ponte e Vinícius Aversari Martins.

INSCREVA-SE AQUI

Mais informações no site http://cbc.cfc.org.br

Histórico

O livro A História dos Congressos Brasileiros de Contabilidade, publicado pelo CFC, resgata a história completa dos CBC’s, desde a primeira edição, em 1924, no Rio de Janeiro, até a 16ª, em Goiânia, no ano 2000. Até esse ano, as 16 edições contaram com a participação de mais de 22 mil pessoas e apresentação de 1.026 trabalhos técnicos.

Realizado de 16 a 24 de agosto de 1924, na Associação dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, o primeiro CBC é considerado um marco para a contabilidade no Brasil, lançando as bases para a regulamentação da profissão e reformas do ensino contábil. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Contabilidade, e coordenado pelo patrono da profissão, João de Lyra Tavares, o evento teve como objetivo principal solucionar as grandes demandas relacionadas à contabilidade no país. Nos anos seguintes, foi criado o Conselho Perpétuo de Contabilistas, aprovados os cursos que formavam os guarda-livros e os perito-contadores, definidas novas regras para o registro profissional; e, mais tarde, criados o curso de Ciências Contábeis no formato atual e o sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e conselhos regionais.

A 19ª edição foi em Belém do Pará, em 2012, e reuniu mais de cinco mil pessoas, de 26 a 29 de agosto, contando com a participação do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; o senador Cristovam Buarque, a senadora Serys Slhessarenko; a diretora da Ação Fome Zero, Fátima Menezes; o gerente de normas contábeis da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, José Carlos Bezerra, o coordenador geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, o astronauta Marcos Pontes, a jornalista Leda Nagle, a ex-senadora Marina Silva, o neurocientista Miguel Nicolelis, entre muitos outros.