Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Cascavel, localizada na região Oeste do Paraná, completa 72 anos de história, no dia 14 de novembro. Com uma população de 348.051 habitantes, conforme o censo de 2022, a cidade se destaca como o quinto município mais populoso do estado. O desenvolvimento de Cascavel é notável não apenas pela sua juventude, mas também pela sua topografia privilegiada e por um planejamento urbano exemplar: ruas largas e bairros bem distribuídos fazem parte do cenário, contribuindo para que a cidade conquiste o quarto melhor índice de planejamento e urbanismo do país.

Desde os primeiros passos da cidade até os dias atuais, ao longo dessas sete décadas, profissionais contábeis têm desempenhado um papel estratégico e vital na modelagem do futuro da cidade, auxiliando empresas e empreendedores a navegar pelo complexo cenário tributário, econômico e financeiro do país, seja na assessoria a negócios locais, na gestão de recursos financeiros ou na conformidade com as leis e regulamentações.

Cascavel destaca-se na região como um centro urbano imponente e como um polo essencial para a classe contábil da região. No coração da cidade, encontra-se uma das delegacias do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), localizada na Rua Salgado Filho, 1882. Ali é presstado o atendimento da autarquia aos aos quase dois mil profissionais e 336 escritórios de contabilidade, que operam em diversas cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Cascavel - Altamira do Paraná, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Capitão Leonidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Diamante D'Oeste, Guaraniacu, Ibema, Iguatu, Juranda, Lindoeste, Nova Cantu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Sede Alvorada, Três Barras do Paraná, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste.

A presença de uma delegacia regional do CRCPR em Cascavel fortalece a interação com os profissionais da contabilidade da região

Luiz Felipe Wolff, inspetor fiscal da delegacia regional de Cascavel desde 1996, destaca o papel central da representação local do CRCPR. "Atendemos aos profissionais de toda a região Oeste e uma parte da região Sudoeste do Paraná", explica. Enfatiza também o objetivo de estreitar o relacionamento do Conselho com a classe contábil, de identificar demandas regionais e de esclarecer dúvidas. Para Luiz Felipe, abrir as portas do Conselho, dialogar, ouvir críticas e sugestões são práticas essenciais para fortalecer a interação com os profissionais da contabilidade. "Trabalhar na delegacia regional do CRCPR em Cascavel é sempre motivo de orgulho e satisfação. Afinal, trata-se de um edifício de arquitetura moderna, com um amplo auditório projetado para receber eventos de atualização da classe contábil", acrescenta. 

A assistente administrativa Jaqueline Andreia Fornazari Kohler, que trabalha na unidade desde 1990, ressalta a importância das delegacias regionais para o CRCPR. Ela enfatiza que atuam como facilitadores de contato com os profissionais do interior do estado, sendo uma ponte valiosa entre a entidade e os profissionais. "Trabalhar na delegacia do CRCPR em Cascavel é como trabalhar em uma extensão da sede", afirma Jaqueline. "Estamos longe, mas temos todas as condições de atender tanto quanto em Curitiba", acrescenta, destacando o orgulho e a evolução que caracterizam seus 33 anos de serviço na instituição. 

Completa o quadro funcional da unidade a auxiliar de serviços gerais Elize Schneider Duarte, que atua no CRCPR há mais de 29 anos. A delegacia conta ainda com o estagiário Pedro Henrique Fernandes Sobral. 

Representatividade

Para desempenhar algumas funções Conselho em suas bases regionais, além de cultivar o relacionamento da entidade com profissionais e organizações contábeis locais, e representá-la junto a órgãos públicos e entidades quanto a demandas regionais que têm impacto de ou sobre as atividades contábeis, o CRCPR conta com o trabalho de delegados representantes, atividade desempenhada de forma voluntária e honorífica (não remunerada).  O contador Jefferson Machado Bonfim, que atualmente representa o CRCPR em Cascavel, também compartilhou sua visão sobre a importância da unidade do CRCPR para a classe contábil da região: "Mostra a força e representatividade da classe contábil perante toda a sociedade". Ele ressalta a grande presença da classe em eventos relacionados ao fisco, em todas as esferas governamentais, e evidencia o compromisso do órgão com a atualização constante. 
"Destaco, em particular, a atuação do CRCPR em prol de uma conquista significativa para Cascavel no que diz respeito à constituição e baixa de empresas. A transição para o sistema Redesim marcou um avanço notável, transformando o processo. Essa mudança não apenas reduziu a burocracia, mas também impulsionou consideravelmente a agilidade nos procedimentos. Essa evolução é um marco que contribui de maneira integral para o desenvolvimento da nossa cidade. Esses avanços não seriam possíveis sem o engajamento essencial do CRCPR e seu apoio à mobilização das entidades contábeis e profissionais locais, que se mantêm atentos a qualquer movimentação em benefício da classe", comentou Jefferson.