Organizações sem fins lucrativos que prestam serviços sociais básicos ou desenvolvem comunidades – potencializando a ação do Estado ou, frequentemente, preenchendo suas lacunas –, compõem o Terceiro Setor e competem por recursos, que podem vir do governo, de doações de pessoas físicas, empresas, e de benefícios tributários e renúncias fiscais. A crescente importância dessas instituições para a sociedade e a necessidade de transparência e prestação de contas quanto à aplicação desses recursos vêm motivando a evolução das leis e regulamentações que controlam essas atividades, demandando, assim, cada vez mais profissionalização dos gestores e, em especial, dos profissionais da contabildiade que atuam nesse segmento. Em sua 4ª edição, o Fórum Paranaense do Terceiro Setor é uma importante contribuição do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e entidades parceiras para que os profissionais contábeis do Estado atualizem seus conhecimentos.

"Esse tema vem sendo abordado de forma recorrente em cursos e palestras promovidas pelo CRCPR, dada a importância que essas organizações vêm assumindo na questão da assistência social, defesa do meio ambiente, melhoria da qualidade da educação. Também devido à complexidade das leis e da necessidade de se consolidar a aplicação do Marco Regulatório do Terceiro Setor" (Lei 13.019/2014, seguida de aperfeiçoamento com a Lei 13.204/ 2015 e regulamentações com o Decreto 8.726 publicado este ano), pondera o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro. "Elaboramos uma programação focada em temas bastante práticos, como compliance e transparência, isenção e imunidade tributária, captação de recursos, eSocial e Escrituração Contábil, todos apresentados por palestrantes de primeira grandeza. Além disso, estamos trazendo representantes do Ministério Público para falar sobre como o Judiciário interage com o Terceiro Setor em prol do cidadão", prossegue." Tivemos um excelente público nas edições anteriores e estamos trabalhando para repetir o êxito no próximo dia 19 de outubro", completa Dóro.

Confira seguir os destaques:

Programação matéria.png

As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do CRCPR. Clique aqui para ver a programação completa, conhecer os palestrantes e fazer sua inscrição.

Solidariedade

O participante deverá validar sua inscrição no ato do credenciamento mediante a doação de 1 lenço feminino para cabelo. Os lenços arrecadados serão doados para uma instituição de apoio a mulheres e crianças em tratamento de câncer e doenças que provocam queda de cabelo.