Na manhã de sábado, dia 10 de novembro, 119 estudantes de Ciências Contábeis e jovens profissionais da contabilidade de todo o Paraná estiveram reunidos para discutir e trocar ideias sobre inovações no mercado de trabalho e na contabilidade, no 3º Seminário Jovens Lideranças Contábeis do Paraná. O evento, promovido pela Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil (CRCPR Jovem) e pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), teve como objetivo a promoção de networking e a discussão sobre caminhos para construir uma carreira de sucesso no mundo digital.

"Recebemos muito retorno positivo sobre o evento! O foco do CRCPR Jovem e da ACCPR foi trazer palestrantes que pudessem mostrar uma visão moderna do mercado de trabalho e da carreira na área contábil, inspirando os estudantes e jovens profissionais a descobrir oportunidades diferentes, utilizando, por exemplo, as novas ferramentas de comunicação em favor do crescimento profissional, seja como empreendedores ou como líderes em empresas", explicou Daniella Novak, coordenadora da Comissão CRCPR Jovem, que organizou o evento.

Comissão CRCPR Jovem junto aos palestrantes do evento: Fernanda Rocha, Bruna Rauen e Jonatas Cruz

Bruna Rauen, jovem contadora e empresária, apresentou a primeira palestra “Importância da CBruna Rauen realizou a primeira palestra do diaomunicação e do Marketing Digital para o Contador”. Rauen é representante da região Sudeste na Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sócia de um escritório contábil em Belo Horizonte e do maior canal de internet do segmento (Vida de Contador). Ela apresentou o case Vida de Contador, destacando a importância da comunicação e marketing para a carreira contábil, abordando desde a elaboração de um currículo atrativo até etiqueta nas redes sociais e áreas de atuação do contador no mercado atual.

Jonatas Cruz fala sobre a evolução do mercado da contabilidade

Depois, o contador Jônatas Cruz, que já foi Senior Associate da empresa PwC, atualmente coordenador de Controladoria na Bematech e também responsável pelo canal no YouTube DesContabiliza, ministrou a palestraContador 4.0: o papel da profissão na nova indústria”. Cruz falou sobre a evolução do mercado da contabilidade, novas tendências e quais serão as habilidades mais requisitadas no futuro. Por fim, reforçou a importância da educação continuada, bem como  a necessidade do profissional adaptar-se constantemente às mudanças que ocorrem no mundo.

Palestrante Fernanda Rocha interage com a plateia

Fechando o evento, “Contabilidade sem chatice: Resgate às origens da contabilidade” foi o tema da palestra de Fernanda Rocha, fundadora do Movimento Contabilidade Sem Chatice e da Nucont, empresa de contabilidade consultiva que, entre outras atividades, utiliza ferramentas online para produzir análises de dados financeiros e contábeis e gerar insights de negócios das empresas. Ela comentou sobre a importância do papel social do contador, contou como encontrou uma maneira de entregar mais valor para os clientes por meio da contabilidade consultiva, e compartilhou outros conhecimentos adquiridos em sua jornada profissional. “Tenho um compromisso pessoal com a classe contábil de replicar o que aprendi nesta jornada e garantir que o contador deixe para sempre de ser o mal necessário das empresas”, disse Fernanda.

Além dos integrantes do CRCPR Jovem, o seminário contou com a participação da presidente da ACCPR e da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, Nilva Amália Pasetto, da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucelia Lecheta, do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, e do diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo.

Nilva Amália Pasetto e Lucelia Lecheta prestigiam o evento

A Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, criada em 2013, tem como objetivo principal engajar os estudantes dos Cursos de Ciências Contábeis e jovens profissionais da contabilidade com o Sistema CFC/CRCs, conscientizado esse público sobre suas potencialidades, o valor do conhecimento científico, o papel do profissional contábil na sociedade e a evolução das demandas do mercado.

A atual coordenadora, Daniela Novak, participa da comissão desde a sua criação, quando ainda era estudante. A composição atual conta ainda com a funcionária do CRCPR Sandra Ribeiro dos Santos e com os estudantes e jovens profissionais Guilherme Felipe Pelanda Pinto, Everson Luiz Lopes e Irineu Ader Lecheta Junior.