33º Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina tem 800 participantes

O 33º Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina, promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis da UEL, em parceria com os cursos de Ciências Contábeis da Unopar, PUC, Unifil e Faculdade Paranaense (FACCAR), e apoio do CRCPR, começou na última terça-feira (4), no Teatro Marista.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucelia Lecheta, falou aos cerca de 800 participantes inscritos durante a cerimônia de abertura, ressaltando a atenção que os conselhos de contabilidade e demais entidades da classe têm dispensado para a educação, visto que os profissionais da área convivem com as constantes mudanças de legislações e regulamentações que precisam ser aplicadas nas empresas e organizações assessoradas. Destacou ainda os investimentos específicos do CRCPR: “Apoiamos continuamente inúmeros eventos organizados por instituições de ensino em todo o Paraná e desenvolvemos o Programa +Saber Contábil, que oferece cursos, seminários e palestras presenciais em várias cidades paranaenses, além de ampla variedade de cursos à distância.”

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucelia Lecheta, falou aos cerca de 800 participantes inscritos durante a cerimônia de abertura.

José Carlos Marion, professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e professor associado do mestrado em Contabilidade na PUC-SP, fez a palestra de abertura abordando o tema "Contabilidade - desafios e oportunidades de uma profissão fascinante", destacando que uma sociedade cada vez mais dependente da informação cria perspectivas interessantes para a contabilidade, que é por excelência a ciência da informação.

Palestra de abertura do 33º Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina, no Teatro Marista.

Professor Paulo Arnaldo Olak, coordenador da Comissão de Pós-graduação do departamento de Ciências Contábeis da UEL, professora Rosi A. Costa dos Santos, Professor Jair Gravena, Coordenador de Colegiado dos Cursos de Graduação da UEL, professor José Carlos Marion, palestrante da noite de abertura do evento, Professora Cidinha Scarpin, representante docente da Comissão Executiva do Curso de Ciências Contábeis da UEL, Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR e Cássia Vanessa Olak Alves Cruz, coordenadora da Comissão de Pesquisa do departamento de Ciências Contábeis da UEL.

No dia 5, o palestrante foi o professor Roberto Dias Duarte, administrador de empresas, professor, autor da série de livros “Big Brother Fiscal” e sócio e presidente do Conselho da NTW Franchising, a maior rede brasileira de franquias contábeis. Durante a palestra "Big Brother Fiscal - controle do Governo através do SPED", o professor explicou que utiliza essa denominação para falar sobre o conjunto de ações das autoridades fiscais brasileiras para reunir em formato eletrônico as informações sobre todas as operações empresariais, estabelecendo uma vigilância em tempo real. Segundo ele, o cruzamento de informações entre diversas esferas dos governos possibilita maior eficiência no combate à evasão fiscal.

A palestra Uma nova profissão – Atitudes! Conhecimento! Ação! Estratégias!”, no dia 6 de novembro, a cargo de Gilclér Regina, bacharel em Administração de Empresas e Marketing, consultor de empresas e presidente da CEAG – Desenvolvimento de Talentos, abordou temas como liderança, negociações, motivação e alto desempenho na vida e no mundo corporativo.

Às 19 horas de amanhã (7), um jantar de confraternização no Iate Clube da cidade encerra os trabalhos do 33º Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina, que contou com o apoio do CRCPR, Sincolon e Sescap.