32º Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina reúne estudantes de 5 instituições

“O Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina, na sua 32ª edição, é pioneiro e um dos mais importantes eventos, em nosso estado, na ordem das iniciativas que sugerem que, além do aprendizado da sala de aula, precisamos adotar a educação permanente, capaz de contribuir para o nosso crescimento pessoal, a ampliação da nossa visão da realidade e para a nossa capacitação profissional contínua”, discursou o vice-presidente de administração do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, na solenidade de abertura do 32º Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina, dia 6 de novembro, no Teatro Marista, em Londrina.

O evento, que contou com apoio do CRCPR, reuniu profissionais e professores, mas principalmente estudantes de contábeis de cinco instituições: Universidade Estadual de Londrina-UEL, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Faculdade Paranaense (FACCAR), Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - Campus Londrina.

Nos três dias ocorreram palestras sobre os temas: Perfil do Contador Gerencial na Próxima Década (Wellington Rocha); Ética e Competência (Fernando Barroso Zanluchi); Empreendedorismo e Interatividade: elementos para uma carreira de sucesso no mundo touch (Marciano de Almeida Cunha; Aléssio Alionço; Camila Porto; Cristiane Afonso). Além das palestras, teve mesas-redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Um dos principais objetivos do ciclo é incentivar o debate e a pesquisa.

Em sua fala, o vice-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, argumentou que a atividade contábil exige que seus agentes sejam “eternos aprendizes”, uma vez que ela “cruza com inúmeras áreas que se distanciam completamente das disciplinas que estudamos e, além disso, sofre o tempo todo o impacto de legislações e regulamentações que precisamos interpretar rapidamente para aplicar nas empresas e organizações que assessoramos”. Ele exemplificou com a conversão da contabilidade em digital, as leis sobretudo fiscais e as novidades decorrentes do processo de convergência das normas contábeis brasileiras àquelas praticadas nos países mais avançados.

“Não foi por acaso que a educação continuada se transformou, em todo o país, em um dos principais desafios da rede formada pelos conselhos de contabilidade e demais entidades da classe”, disse. O CRCPR apoia todo ano dezenas de eventos organizados por instituições de ensino e o Programa +Saber Contábil mantém diretamente cursos, seminários, palestras, ministrados presencialmente, nas principais cidades do estado, além de cursos à distância. As duas modalidades alcançaram cerca de 18 mil pessoas no ano passado e neste até o dia 25 de outubro.