3° Enescopar começa em Curitiba debatendo inovação e liderança

Começou ontem (3), no auditório Mario de Mari do Centro de Eventos do Sistema FIEP, em Curitiba, o 3° Encontro de Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar). O evento bienal, promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR), reuniu na noite da última quinta-feira mais de 400 empresários do setor de serviços e líderes de entidades de classe do Paraná e de todo o Brasil para debater o tema Estratégias Inovadoras para Empresas de Serviços.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, e pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti. Eles destacaram que as empresas de serviços não podem se deixar contaminar pelo pessimismo diante da atual crise econômica, política e até mesmo moral que o país atravessa e que o momento é de investir, inovar e diferenciar-se.

Mauro Kalinke, presidente do Secap-PR

Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon

O contador José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do SEBRAE-PR, exaltou a coragem do empreendedor e o orgulho de pertencer à classe contábil, que tanto contribui para o desenvolvimento das empresas no páis. Sua fala foi seguida pela do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, o contador Marcos Rigoni, que destacou as ações da entidade na área de Desenvolvimento Profissional como forma de contribuir para que a classe contábil paranaense possa atravessar com confiança este prolongada turbulência na vida pública nacional.

José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do SEBRAE-PR

presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Marcos Rigoni

Rigoni foi sucedido por Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), que destacou o importante papel dos sindicatos na defesa dos interesses da classe contábil. Já o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, além de congratular o SESCAP-PR pela realização do evento, anunciou uma parceria entre as entidades para promover treinamentos que ajudem os contabilistas a obter maior celeridade nos processos relacionados a abertura,

Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar

Ardisson Akel, presidente da Jucepar

cadastro, alteração e encerramento de empresas por meio do sistema Empresa Fácil. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, também contador, lembrou que as mais de 537 mil empresas que a entidade representa dependem inteiramente do suporte da classe contábil, “da qual tenho orgulho de fazer parte”.

Encerrando a cerimônia de abertura, o deputado estadual Luiz Augusto Silva ressaltou que considera uma importante inovação o fato de o Legislativo paranaense ter adotado a conduta de submeter projetos de leis que promovam impactos nas rotinas contábeis das empresas à apreciação das entidades contábeis e empresariais, para ouvir suas considerações e sugestões.

Deputado estadual Luiz Augusto Silva

Estratégias Inovadoras para Empresas de Serviços

A palestra magna, que abriu oficialmente a programação do 3º Enescopar, Estratégias Inovadoras para Empresas de Serviços, foi apresentada pelo executivo e professor em Inovação e Liderança, Fábio Vassão. Por meio de exemplos vivenciados por ele ou por outras empresas, o palestrante estabeleceu a diferença entre invenção – algo que não existia antes, mas que não necessariamente é criado para atender a uma necessidade, condição essencial para que se torne um produto ou serviço de sucesso – e inovação – criar coisas novas e úteis a partir do que já existe para oferecer novas soluções ao mercado e à sociedade.

Vassão demonstrou insistentemente que a inovação precisa ser um processo contínuo, porque se um empresário se acomoda, outro surge e conquista o mercado, ilustrando este conceito com o exemplo da Kodak, que por tanto tempo dominou o mercado mundial de filmes fotográficos, mas que não soube se reinventar quando surgiu a fotografia digital, encerrando suas atividades em 2012.

“Não vou trazer para vocês aqui hoje casos de inovação em empresas contábeis, porque vocês são os experts em serviços contábeis. Meu intuito é mostrar o que está acontecendo em outros segmentos, para que vocês possam ver coisas totalmente diferentes, que possam inspirá-los a juntar conhecimentos que já possuem com os de outras empresas e criar algo novo”, disse. Chamou ainda a atenção dos empresários contábeis para o fato de que os que enxergam seus negócios como empresas prestadoras de serviços contábeis estão fadados ao declínio. “Se o cliente vai tomar a decisão de contratar um contador apenas para a prestação de serviços contábeis, ele vai contratar o que cobrar o menor preço. O que vocês precisam ter em mente é que vocês vendem ‘confiança’, e não uma simples prestação de serviços. Você não é apenas o contador. Você é o consultor, conselheiro, amigo, psicólogo. Aquele a quem o cliente recorre quando precisa tomar uma decisão importante no seu negócio. A missão de cada um aqui fazer com que o cliente perceba isso como algo que agrega valor, que o leve a não se importar em pagar mais caro pelo serviço que você presta”, disse.