2º Fórum Paranaense do Terceiro Setor discute leis, tributação, eSocial e controles internos

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Paranaense do Terceiro Setor, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, das 9 às 17 horas.

Com o objetivo de levar informações práticas e objetivas sobre a legislação, direitos, e obrigações das entidades do terceiro setor a contabilistas que a elas prestam, pretendem prestar serviços ou que nelas atuam diretamente, o evento abordará, no dia 15, os temas Tributação do Terceiro Setor (manhã) e Pontos Essenciais da Lei 13.019/14 e as Principais Mudanças nas Prestações de Contas das Parcerias com o Terceiro Setor, enquanto eSocial para o Terceiro Setor e A Importância dos Controles Internos nas Entidades do Terceiro Setor serão os temas das palestras do dia 16.

Formado por ampla gama de organizações sem fins lucrativos que atuam no fornecimento de serviços sociais básicos ou desenvolvendo comunidades – reforçando a atuação do Estado ou, em muitos casos, suprindo a sua ausência –, o Terceiro Setor recebe, no Brasil, quantidades cada vez maiores de recursos, a partir de doações de pessoas físicas, empresas, órgãos públicos e da concessão de benefícios tributários e renúncias fiscais. Em função das atividades que tais

entidades desempenham e da origem e volume de recursos que mobilizam, é crescente a demanda por profissionalização e adoção de práticas que confiram transparência à sua prestação de contas. “A contabilidade faz-se, portanto, um importante instrumento de apoio a essas organizações, o que motivou o CRCPR a investir na organização de um evento de qualificação profissional específico para este segmento”, afirma Elizangela de Paula Khun, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR. “Mais uma vez, empenhamos nossos melhores esforços para reunir um time de palestrantes que atuam na linha de frente em seus respectivos segmentos. Esperamos que os participantes possam extrair informações valiosas de cada palestra, que contribuam para conduzir as organizações em que trabalham ou às quais prestam serviços a um patamar mais elevado de transparência e governança, tornando-as mais efetivas na prestação de serviços à sociedade”, informa.

A primeira edição, que aconteceu no dia 24 de setembro de 2014, lotou o auditório do CRCPR. "A adesão do público ao fórum superou nossas expectativas. A procura por vagas foi enorme, um sucesso, e as avaliações após o evento foram extremamente positivas", afirma Elizangela. “Acreditamos que esta edição será ainda mais concorrida, por isso recomendamos que os interessados façam suas inscrições o quanto antes”, finaliza.

Para participar, basta fazer a inscrição, gratuita, no site do CRCPR e, ao fazer o credenciamento no dia 15 de setembro, doar um brinquedo novo. Os brinquedos arrecadados serão doados a entidades assistenciais parceiras do CRCPR.

Clique aqui para ver a programação completa, conhecer os palestrantes e fazer sua inscrição.