2º Fórum Paranaense de Contabilidade será dia 18 de maio no CRCPR - inscrição gratuita

Estão abertas as inscrições (gratuitas) para o 2º Fórum Paranaense de Contabilidade, que o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) promove, no próximo dia 18 de maio, em sua sede, em Curitiba.

A programação será aberta com a palestra Atualidades Tributárias de 2016, ministrada por Leonardo Sperb de Paola, advogado, sócio da DPZL Sociedade de Advogados, doutor em direito tributário, presidente do Instituto de Defesa do Contribuinte e integrante dos conselhos de tributação da Associação Comercial do Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

A seguir, falará o economista Lucas Lautert Dezordi, doutor e mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR), professor titular do curso de Economia da Universidade Positivo e sócio da Valuup Consultoria e Assessoria Ltda., além de conselheiro fiscal do Instituto Life e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECON-PR). O tema da palestra é Desafios para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Combate à corrupção

O período da tarde será dedicado ao assunto que vem monopolizando a cena política e econômica brasileira: o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. O papel e as responsabilidades do profissional da contabilidade no combate à lavagem de dinheiro é o título da palestra do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) Gerson D’Agord Schaan, coordenador-geral de pesquisa e investigação e representante do órgão junto à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, a Plenárias e Grupos de Trabalho do Grupo de Ação Financeira Internacional – GAFI/FATF, bem como a outros fóruns internacionais de combate à lavagem de dinheiro, tendo coordenado o grupo de trabalho sobre Inteligência Fiscal do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT, atuando ainda como palestrante na Escola Superior de Guerra (ESG), no Curso Superior de Inteligência Estratégica e como conselheiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

O tema segue em pauta na palestra Combate à lavagem de dinheiro - casos práticos, por Roberto Leonel de Oliveira Lima, auditor fiscal da (RFB), chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação na 9ª Região Fiscal em Curitiba e instrutor certificado do tema Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Encerrando a programação, o executivo da unidade de negócios Enterprise Social Software da IBM, o engenheiro Adriano Della Coletta, coordenador e professor do MBA em Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade Positivo, em Curitiba, mestre em Administração pela PUC-PR, pós-graduado em Finanças e Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE e especializado em Administração de Negócios pela ESADE/Espanha, falará sobre os impactos da tecnologia sobre a profissão contábil.

"A primeira edição do Fórum, em 2015, reuniu mais de 400 participantes, lotando nosso auditório. O retorno positivo que tivemos nos motivou a incorporar este evento em nosso calendário anual. Este ano, o tema escolhido é Gestão, Tecnologia e Conhecimento", revela o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni. "A contribuição da classe contábil paranaense foi fundamental para a definição das palestras desta edição. Recebemos inúmeras sugestões, que levamos em conta para pautar os temas e definir os palestrantes”, completa a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn.

Garanta já a sua vaga, clicando aqui. No dia do evento, o participante deverá validar a inscrição no ato do credenciamento doando cinco quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades que cuidam de pessoas carentes.