Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

2º Fórum Paranaense de Contabilidade Pública vai debater o futuro da informação contábil

“O futuro da informação contábil” será o tema geral do 2º Fórum Paranaense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, programado para 14 e 15 de outubro de 2015, na Unicesumar, em Maringá. O evento deve receber cerca de 400 contabilistas que atuam na área pública do estado e de outras localidades do país para debater os desafios e avanços da informação contábil na gestão pública.

Já estão confirmadas as palestras “Contabilidade de Custos”, que será ministrada pelo Coronel João Silveira de Andrade e o capitão Wilson Renato da Rosa, da 5ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército Brasileiro; “O Contabilista e o Controle social: Observatório Social do Brasil”, por Ater Carlos Cristófoli - presidente do Observatório Social do Brasil.









imagem






No último dia 5, a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, e o diretor superintendente, Gerson Luís Borges de Macedo, estiveram conversando com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ivan Lelis Bonilha, e o vice-presidente, Ivens Zschoerper Linhares, confirmando o apoio do TCE-PR ao evento e, em particular, detalhes de uma palestra sobre controle externo, e a participação de especialistas do TCE-PR na elucidação de dúvidas dos contabilistas.

Nove palestras

A programação, que ainda está sendo fechada, prevê um total de nove palestras, com debates e perguntas, ao final de cada período – manhã e tarde, no mesmo formato do I Fórum, realizado no ano passado, em Curitiba. "Estamos conversando com contadores públicos para conhecer suas demandas e adequar a programação do evento visando apresentar informações relevantes ao atendimento das suas necessidades”, ressalta o conselheiro do CRCPR, analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e professor Márcio José Assumpção, que coordena a Comissão do Contador Público, organizadora do evento junto com a Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho de Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).

"Ao levar um evento dessa magnitude para o interior, estamos buscando descentralizar nossos esforços na área de desenvolvimento profissional, ampliando as oportunidades oferecidas a contabilistas de regiões de grande importância econômica de nosso estado, que muitas vezes acabam deixando de participar de eventos e treinamentos devido à necessidade de deslocamentos", explica Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.

A exemplo do I Fórum, o evento contará com pessoal especializado do TCE-PR para responder a questionamentos, orientar e tirar as dúvidas dos participantes sobre aspectos pontuais da temática.









imagem






O fórum começou a ser concebido durante reunião da Comissão do Contador Público do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, realizada dia 19 de março último, no CRCPR.