Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

2º Enescopar abordou tendências e inovação para o setor de serviços com renomados palestrantes


O 2º Enescopar - Encontro das Empresas de Serviços – encerrou com chave de ouro, dia 18, com palestras do economista Ricardo Amorim e o médico Drauzio Varella. Com o tema “O mundo novo dos serviços” o evento abordou as tendências e inovação para o setor de serviços, segmento que gerou o maior número de empregos formais no ano passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e que continua atraindo a maior quantidade de novos empreendimentos no Brasil, com 1,05 milhão de companhias criadas em 2013.

O 2º Enescopar foi realizado pelo SESCAP/PR com palestrantes de renome nacional nos dias 16, 17 e 18 de março de 2014, no Espaço Torres, em Curitiba.


imagem

A palestra de Drauzio Varella encerrou os trabalhos do 2º Enescopar, conscientizando os empresários para a valorização da saúde, da longevidade e bem-estar.






“Para manter-se vivo e competitivo no ambiente empresarial, não basta somente boa vontade. É preciso ter atitude. Pensar diferente. Inovar é a ordem”, disse o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, durante a abertura do evento. O presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti, disse que eventos como esse se configuram como uma oportunidade única para pensar sobre as novidades do mercado. “Passamos por muitas mudanças no universo do setor de serviços. Não foi fácil. Mas temos que estar atentos para as outras novidades que virão”, disse.

Inovação - O administrador especialista em comunicação e interatividade, Walter Longo, abriu os trabalhos do 2º Enescopar (Encontro das Empresas de Serviços do Paraná) e surpreendeu as centenas de empresários que acompanharam o primeiro dia do evento, na noite de domingo, 16. Sua palestra “O mundo novo dos serviços” foi um verdadeiro sucesso.


imagem

A economia mundial em transformação e o impacto nos negócios foi o tema da palestra de Ricardo Amorim.





“Poucas vezes participei de um evento que discutisse tanto a inovação”, disse Longo, ao se referir à escolha dos temas do Encontro. Em meio ao mercado cada vez mais competitivo, Longo destacou a necessidade de adaptação e busca pela informação e conhecimento, para manter-se com sucesso no ambiente empresarial. “Adaptabilidade é o nome do jogo! A democratização da informação muda tudo, como nunca visto antes na história”, afirmou.

Na segunda-feira (17), a programação começou com a palestra “Novos Negócios de Crescimento Empreendedor no Brasil”, com Silvio Meira. Silvio destacou a evolução das inovações eletrônicas e de que forma elas afetarão nossa vida. “Estamos vivendo em um universo de sistemas de redes, onde a capacidade de performance das tecnologias irá evoluir significativamente ao longo dos anos, com custo semelhante ao das tecnologias que temos acesso hoje”, analisou. Para ele, todos os setores podem criar grandes tendências. Para isso, é preciso mudar comportamentos. “A educação, a oportunidade e a criatividade são os fatores que vão gerar as grandes mudanças e promover as transformações onde estamos inseridos”, disse. “Resolver problemas é ser inovador. Ser criativo é ser empreendedor”, complementou.

Na sequência, os participantes acompanharam palestra com Allan Costa sobre “Como construir uma grande empresa”, seguida da peça teatral “O Monge e o Executivo”. Os empresários ainda acompanharam uma abordagem dinâmica de conceitos que envolvem o trabalho em grupo e a rotina dos profissionais. Coberta de reflexões, a peça mexeu com o sentimento dos empresários que desejam liderar de maneira eficaz em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. E na palestra “Muito além do nosso eu”, Miguel Nicolelis, um dos neurocientistas mais respeitados do mundo, surpreendeu os participantes do 2º Enescopar revelando experiências revolucionárias sobre a nova tecnologia que une o cérebro e a máquina.




No último dia de programação (18) o economista Ricardo Amorim e o médico Drauzio Varella encantaram o público com explanações irreverentes e cheias de conhecimento. A economia mundial em transformação e o impacto nos negócios foi o tema da palestra de Ricardo Amorim. Como conselho aos empresários, Ricardo frisou que é preciso inovar a forma de pensar. “Precisamos estar antenados a questões externas ao nosso negócio. No cenário atual, a capacidade de resolver problemas do cliente é o que vai determinar a escolha dele pelo seu trabalho”, disse. “O foco é o setor de serviços. Pensem em repaginar o que você oferece para que o cliente tenha a percepção do novo, do diferente”.


imagem

Miguel Nicolelis falou sobre experiências revolucionárias que unem o cérebro e a máquina.






A palestra de Drauzio Varella encerrou os trabalhos do 2º Enescopar, conscientizando os empresários para a valorização da saúde, da longevidade e bem-estar. “Precisamos prestar atenção na nossa saúde. Se não fazemos isso diariamente, estamos vivendo errado”, disse o médico. Dono de uma saúde invejável, Drauzio conta que levanta todos os dias às 05h para correr uma maratona. “Atividade física é fundamental e nada é mais importante que o nosso corpo. Ele é insubstituível”, afirmou.

Autoridades - Estiveram presentes no 2º Enescopar o presidentes do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, da Fenacon, Mário Elmir Berti, da Federação dos Contabilistas do Paraná - Fecopar, Divanzir Chiminácio, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucélia Lecheta e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Guilherme Vieira.


imagem

Allan Costa, especialista em gestão, ministrou palestra sobre como construir uma grande empresa.





Também marcaram presença no evento o sub-chefe da Casa Civil Guto Silva, representando o Governador do Paraná Beto Richa, o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, o gerente de filial da Caixa Econômica Federal, Vilson Willemann, Paulo Nauiak, representando o presidente da Fecomércio, Darci Piana, dentre outras autoridades e presidentes de SESCAPs e SESCONs.

Enescopar 2014 - O evento reuniu palestrantes de renome, que apresentaram e debateram as principais tendências do setor. Dentre eles, Silvio Meira, cientista considerado uma das principais referências sobre a internet e sobre o mundo em rede no Brasil; Miguel Nicolelis, um dos neurocientistas mais importantes do mundo; Ricardo Amorim, único economista brasileiro incluído na lista dos mais importantes palestrantes mundiais; e Allan Costa, ex-diretor superintendente do Sebrae/PR.

Na noite de abertura do 2º Enescopar (Encontro das Empresas de Serviços do Paraná) também foi reservada à entrega do 1º Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo. Lançado em agosto de 2013, o concurso teve como objetivo prestigiar o trabalho dos profissionais da imprensa estadual e estimular a produção de reportagens que envolvam o setor de serviços no Estado. O tema do prêmio foi “O mundo novo dos serviços”, inspirado na temática do 2º Enescopar. Ao todo, foram distribuídos R$ 27 mil em prêmios distribuídos entre as três melhores reportagens nas categorias: Impressa (jornal ou revista), Rádio e Televisão. Para o presidente Mauro Kalinke, o Prêmio cumpriu com seu objetivo, que é prestigiar trabalhos jornalísticos paranaenses e estimular a produção e a divulgação de temas que envolvam o setor de serviços no Estado, apontando tendências, desafios, problemas e soluções para o mundo corporativo.

Confira as imagens do evento na página do SESCAP-PR no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecopar.