2º Encontro de Iniciação Científica da Unipar tem mais de 140 trabalhos inscritos

A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, elogiou o interesse dos estudantes pelo estudo e lembrou que o programa Primeiros Passos, do CRCPR, é todo voltado ao segmento.

Ao fazer a abertura do II Enicon (Encontro de Iniciação Científica), dia 22 de agosto, na Unipar – Universidade Paranaense, campus de Umuarama, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, elogiou o interesse dos estudantes pelo estudo: o encontro, que tematizou “as mudanças e os novos cenários – perspectivas para a profissão contábil”, teve mais de 140 trabalhos inscritos e 80 selecionados para apresentação. Lucélia lembrou que um dos principais projetos do CRCPR, no momento – o Primeiros Passos – está voltado ao segmento estudantil.

Promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, a segunda edição do evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área.

Além da presidente do CRCPR, o diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, o diretor regional do Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas), Hélio de Souza Camargo; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região, Roberto Aparecido dos Santos, e o diretor do Sincouma Reinaldo Struckel, participaram da abertura, que foi abrilhantada pela Banda Municipal 26 de Junho.

O II Enicon reuniu estudantes, professores e profissionais da área contábil em Umuarama.

Evento foi organizado pelo diretor da Unipar, Nilvio Ourives dos Santos, e apresentado dias 22 e 23 de agosto, em Umuarama.

“Antigamente se falava que a pesquisa era uma exigência acadêmica, mas, hoje, o profissional pesquisador é uma exigência do mercado. Portanto, o Enicon veio para dar apoio metodológico ao aluno no desenvolvimento da sua pesquisa, oportunizando uma visão crítica dos fatos”, destaca o professor Régio Toesca, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar e organizador do evento.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unipar, professor Clóvis Uliana, também faz sua avaliação: “Alcançamos nossos objetivos e, novamente, o Enicon foi coroado de absoluto sucesso, pois, ele dá ao estudante a oportunidade de expor seu talento e criatividade. E todos os estudantes entenderam a importância do encontro na formação acadêmica e participaram em peso; estou muito feliz por isso”, afirma. Na ocasião, o auditor fiscal da Receita Estadual de São Paulo, Sérgio Adriano, lançou o seu livro ‘Contabilidade Geral 3D’, que aborda desde a contabilidade básica até a avançada.