O Sistema CFC/CRCs prestigiou a 21ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP). O evento é uma realização da Fenacon e do Sescon Grande Florianópolis, anfitrião da iniciativa. Na capital catarinense, entre os dias 22 e 24 de outubro, profissionais e empresários contábeis de todo o país, incluindo uma comitiva paranaense, puderam prestigiar as mais de 30 palestras, que abordaram temáticas multidisciplinares e basilares para a classe contábil brasileira.
Durante a abertura da Convenção, o presidente em exercício do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra, falou sobre a importância estratégica e social do profissional da contabilidade que também é empresário contábil. “Já é grande a missão de um profissional da contabilidade no mercado, por todas as variáveis e responsabilidades que esse profissional tem na manutenção do emprego, no fomento da economia e no desenvolvimento do nosso país. Agora, quando se trata de um profissional da contabilidade que também é empresário, a responsabilidade é redobrada porque recai sobre este cidadão, homens e mulheres que decidem empreender, a necessidade de também fazer justiça social no país”, afirmou.
O contador disse considerar o tema do evento – Potencializando Pessoas em um Mundo Digital – muito adequado ao momento que a sociedade vive atualmente. “Nós estamos imersos nos desafios da tecnologia, nos desafios da liderança do mercado, nos desafios da operacionalização da Reforma Tributária, mas há um desafio maior que são as pessoas porque todos nós, diante de toda a conturbação mercadológica, empresarial, social, vivemos em um tempo em que é preciso valorizar as pessoas, em que é preciso destacar que, acima da técnica e da própria tecnologia, são as pessoas que movimentam o mundo”, ressaltou. E completou: “O valor do mercado estará em quem melhor gerir pessoas. O valor dos negócios estará nas empresas que melhor transformarem a vida das pessoas”.
O contador também destacou o trabalho integrado do CFC e da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), que tem gerado frutos para os cerca de 540 mil profissionais da contabilidade e as mais de 100 mil empresas contábeis. Como exemplo da parceria, Joaquim Bezerra compartilhou com o público os trabalhos conjuntos realizados pelas entidades e o Instituto de Auditora Independente (Ibracon) voltados para a Reforma Tributária, assim como as ações desenvolvidas no âmbito do Congresso Nacional.
Fonte: CFC
Reprodução permitida desde que citada a fonte.