O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) acontecerá entre os dias 8 e 11 de setembro, em Balneário Camboriú (SC). Durante os quatro dias de evento, o Congresso oferecerá 48 painéis e seis palestras com temáticas multidisciplinares, contando com a participação de profissionais da contabilidade do Brasil todo. No dia 9 de setembro, das 14h às 15h30, no Auditório Florianópolis, serão apresentados quatro painéis

O primeiro painel, “Divergências e Convergências Jurídico-Contábeis”, discutirá pontos de interação entre contabilidade e direito, bem como os aspectos que apresentam posicionamentos distintos. Os painelistas serão Eliseu Martins e Roberto Quiroga, com mediação de Ariovaldo dos Santos.

O segundo painel será “Perspectivas das Normas de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas”, e abordará a normatização contábil para pequenas e médias empresas, com Mônica Foerster e Mateus Alexandre Costa dos Santos como painelistas e Edilson Paulo como mediador.

“Cooperativo: ato cooperativo e ato não-cooperativo” é o tema do terceiro painel, e discutirá o papel econômico e social do cooperativismo, contando com Alan de Freitas e Alair de Freitas como painelistas, e Laudelino Jochem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, como mediador.

Explorando o impacto da interação humana, a motivação dos alunos e o bem-estar emocional em ambientes virtuais de aprendizagem, o último painel abordará os “Aspectos Socioafetivos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”. Patrícia Alejandra Behar será a painelista.

As inscrições para o Congresso estão abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial do CBC!

No Congresso, além das dezenas de painéis e palestras, acontecerão simultaneamente: o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, o 4º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil, o Fórum de Auditoria, o XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, o III Fórum de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, o III Fórum Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e o Fórum de Perícia.

Os profissionais também poderão assistir à apresentação de trabalhos técnicos e científicos no Congresso. Serão exibidos trabalhos de diversas áreas, como auditoria e perícia, contabilidade financeira e mercado de capitais, contabilidade governamental e do terceiro setor, contabilidade e sustentabilidade, contabilidade tributária, contabilidade gerencial e controladoria, além de educação e pesquisa em contabilidade. Haverá ainda um espaço para trabalhos com temas livres relacionados à Contabilidade, especialmente aqueles que se alinhem ao lema do congresso, “Ser Contábil – Humano, Digital e Ético”.

A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com o apoio de diversas instituições como a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).