O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) será realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, em Balneário Camboriú (SC). Durante os quatro dias do evento, o Congresso oferecerá 48 painéis e seis palestras sobre temas multidisciplinares, reunindo profissionais da contabilidade de todo o Brasil. No dia 9 de setembro, das 16h às 17h30, acontecerão quatro painéis no Auditório Florianópolis.

Entidades Contábeis Internacionais (Glenif, Cilea, Ifac, AIC, OCC, Fundação IFRS, etc.)” será tema de um dos painéis, que contará com Asmãa Resmouki e Maria Clara Bugarim como painelistas. Já o painel “IFRS: o que esperar nos próximos anos?” apresentará as expectativas quanto à normatização das IFRS e os painelistas serão Katherine Ann Schipper e Fernando Caio Galdi, com mediação de Bruno Meirelles Salotti.

Com uma discussão sobre o impacto da tecnologia e as tendências disruptivas na prática contábil, a “Tecnologia e Disrupção em Contabilidade” também será assunto de um dos paineis. Gabriel Pereira Pundrich, Fernanda Guscinskis e Ronaldo Madeira serão os painelistas, e Rogério Rockembach será o mediador. O tema “Desafios dos reguladores com as novas normas de contabilidade” também será ministrado nesse dia.

No Congresso, além das dezenas de painéis e palestras, ocorrerão simultaneamente: o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, o 4º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil, o Fórum de Auditoria, o XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, o III Fórum de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, o III Fórum Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e o Fórum de Perícia.

Os profissionais também terão a oportunidade de assistir à apresentação de trabalhos técnicos e científicos durante o Congresso. Serão exibidos trabalhos de diversas áreas, como auditoria e perícia, contabilidade financeira e mercado de capitais, contabilidade governamental e do terceiro setor, contabilidade e sustentabilidade, contabilidade tributária, contabilidade gerencial e controladoria, além de educação e pesquisa em contabilidade. Haverá ainda um espaço para trabalhos sobre temas livres relacionados à Contabilidade, especialmente aqueles alinhados ao lema do congresso, “Ser Contábil – Humano, Digital e Ético”.

A expectativa é que aproximadamente 6 mil pessoas participem do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). O evento foi idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), contando com o apoio de diversas instituições, como a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).

Com informações do CFC.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.