Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


A primeira Palestra Magna foi conduzida pela executiva, e, também, contadora, Rachel Maia

O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) contou com uma agenda diversificada em painéis e palestras. A iniciativa tem o lema “Ser Contábil – Humano, Digital e Ético” e acontece entre os dias 8 e 11 de setembro, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A primeira Palestra Magna foi conduzida pela executiva, e, também, contadora, Rachel Maia, que é uma referência em liderança e diversidade no mundo corporativo. Com uma trajetória de sucesso que inclui cargos de destaque em multinacionais e um engajamento constante com questões sociais, Rachel trouxe ao público reflexões profundas sobre os desafios de construir uma carreira sólida em um ambiente de negócios marcado pela pluralidade e pela necessidade de inclusão.


21º CBC: Rachel Maia Inspira com Reflexões sobre Diversidade e Sucesso Corporativo - Leia mais aqui!

Na tarde de 9/9, segundo dia do Congresso, os participantes foram blindados com a palestra “Relações Perigosas e Tóxicas no Ambiente Corporativo”, realizada no auditório principal. Ministrada pela psiquiatra, palestrante e escritora brasileira, Ana Beatriz Barbosa Silva, a exposição procurou alertar os profissionais sobre a necessidade de se evitar as relações perigosas e tóxicas no ambiente de trabalho, que são aquelas relações marcadas por comportamentos prejudiciais, como bullying, assédio, discriminação, fofocas e falta de apoio.

21º CBC: palestrante orienta como evitar as relações perigosas e tóxicas no ambiente corporativo - Leia mais aqui!

Um dos painéis que os participantes puderam acompanhar trouxe à tona apresentações sobre o Terceiro Setor. Com o tema “Terceiro Setor: Inspiração, Gestão e Controle", os palestrantes destacaram os desafios e a importância da intersetorialidade, capacitação e comunicação para a efetividade das organizações sem fins lucrativos no Brasil.

21° CBC: O Papel do Terceiro Setor na Transformação Social: Desafios e Inspirações - Leia mais aqui!


O avanço da tecnologia, no âmbito da Inteligência Artificial, é um marco na revolução mundial e promete transformar o perfil das empresas. No entanto, o avanço dessa tecnologia suscita preocupações legítimas sobre a privacidade e a segurança das informações. O assunto foi abordado no sétimo painel do evento. 

21º CBC: A revolução da contabilidade na era da IA - Leia mais aqui!

“Ética, Plágio e outras fraudes autorais” foi o tema de painel que aconteceu na tarde de segunda-feira (9). O objetivo foi discutir e esclarecer o que são as fraudes autorais e as suas consequências, assim como aspectos éticos nas publicações científicas em geral e no mundo universo contábil. As apresentações foram moderadas pelo professor doutor Andson Braga de Aguiar. Na oportunidade, a consultora e perita judicial em Propriedade Intelectual e Direito Digital, Elizângela Dias Menezes; e os professores doutores Wesley Mendes e Aureliano Bressan apresentaram a temática em diferentes aspectos.

21º CBC: perigos e definições sobre plágio e importância da ética são destaques em painel - Leia mais aqui!

Diante de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, é natural que diversas empresas busquem novas estratégias para se tornarem mais atrativas e lucrativas. É notório que no âmbito da Contabilidade, os profissionais fomentem expandir conhecimento sobre áreas fins que indiquem caminhos inovadores e oportunidades de negócios. Nesse cenário, abrindo o 5° painel da tarde desta segunda-feira (9/9), para impulsionar os congressistas, foi destaque o tema “Fusões e Aquisições: Contabilidade e Tributação”. 

21° CBC: Fusões e aquisições: contabilidade e tributação - Leia mais aqui!

O painel sobre aspectos socioafetivos em ambientes virtuais de aprendizagem foi apresentado por Patrícia Alejandra Behar, que tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância (EAD) e Informática na Educação, e teve como mediador Ewerton Alex Avelar, líder no Núcleo de Estudos sobre Aplicação de Algoritmos em Contabilidade e Finanças da Universidade Federal de Minas Gerais (NEACONF/UFMG).

21º CBC: Aspectos socioafetivos em ambientes virtuais de aprendizagem - Leia mais aqui!

No início da tarde do segundo dia de programação (9/9), foi realizado o painel “Divergências e convergências jurídico-contábeis”, com a presença de um público bastante robusto. O painel contou com a presença do professor doutor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) – campi São Paulo (SP) e Ribeirão Preto (SP), Eliseu Martins, e dos professores doutores, Roberto Queiroga e Ariovaldo dos Santos. Os painelistas debateram os pontos de intersecção entre as áreas do Direito e da Contabilidade, com ênfase nos aspectos em que os posicionamentos se alinham e nos temas em que ocorrem divergências. A discussão envolve  profissionais de ambas as áreas, pois engloba questões como normas contábeis e suas implicações legais, tributação e interpretação de legislações fiscais, além de compliance e governança corporativa. 

21º CBC: Divergências e convergências das áreas contábil e jurídica são debatidas em painel - Leia mais aqui!

“A tributação internacional é um campo dinâmico e desafiador que requer uma abordagem estratégica e informada”, destacou o painelista, Daniel Teixeira Prates, na tarde de segunda-feira, 9, durante o painel “Desafios da tributação de transações internacionaisrealizado no auditório Blumenau. Durante a sua fala, Daniel ressaltou alguns conceitos e as implicações legais relacionados a esses tributos para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e evitar problemas com autoridades tributárias.

21º CBC: painel debate sobre os principais aspectos da tributação nas transações internacionais - Leia mais aqui!

O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis. Esse e outros assuntos foram tratados no 13º painel do CBC. De acordo com o palestrante Osvaldo Zanetti Favero Junior, a fraude abala o mercado e gera falta de confiança no profissional. Entre as ações que levam um indivíduo a cometer o erro podem estar efeitos matemáticos e erros na aplicação e, inclusive, na interpretação incorreta de fatos.

21º CBC: “Toda Fraude é um erro, mas todo erro nem sempre é uma fraude” - Leia mais aqui!

As discussões em curso no mundo em relação às International Financial Reporting Standards (IFRS) e como as revisões nos padrões internacionais de contabilidade devem impactar a Contabilidade brasileira foram temas, no dia 9, do painel “IFRS: o que Esperar nos Próximos Anos”. O coordenador Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Rogério Mota, e o membro do Comitê, Fernando Caio Galdi, apresentaram um panorama sobre os assuntos em discussão no CPC, com destaque para a norma IFRS 18 - Apresentação e Divulgação das Demonstrações Contábeis e para a Orientação Técnica OCPC – Créditos de Descarbonização.

21º CBC: IFRS 18 e OCPC 10 são algumas das mudanças no horizonte da Contabilidade brasileira - Leia mais aqui!

Na tarde de segunda-feira (9/9), o painel "Entidades Contábeis Internacionais" reuniu especialistas para discutir os desafios enfrentados pelas entidades contábeis na era digital, com foco na sustentabilidade e na adoção de padrões internacionais. O evento contou com a participação da presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Asmâa Resmouki; da presidente da Ordem dos Contabilistas certificados (OCC), Paula Franco;  e do presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas Internacionais Financeiras (Glenif),  José Luiz Ribeiro. A contadora Maria Clara Bugarim, presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), foi representada pelo ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e membro do Cilea, ZulmirI vânio Breda.

21º CBC: Desafios das entidades contábeis internacionais na era digital foram abordados em painel - Leia mais aqui!

A NBC TG 1001, que é a norma de contabilidade que trata das pequenas empresas, foi criada em 2021 e entrou em vigor em janeiro de 2023. Por ser implementada recentemente, muitas dúvidas e questionamentos sobre essas normas ainda são discutidas e por isso foram temas de palestra no auditório Blumenau no segundo dia de programação. Para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), houve a necessidade de mudanças para simplificar a linguagem e, também, aprofundar nas normas dos pequenos negócios, que representam mais de 90% das pessoas jurídicas do mercado. Com isso, surgiram a NBC TG 1001, que trata da contabilidade para as pequenas empresas, e a NBC TG 1002, com orientações para a contabilidade das microentidades. Para o auditor fiscal da Receita Federal, o professor doutor Mateus Alexandre dos Santos, esse encontro é uma grande oportunidade de tratar essa normatização contábil, e mais que isso, trabalhar as perspectivas para essa regulação. 

21º CBC: Normas de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas são debatidas no primeiro dia de CBC - Leia mais aqui!

O tema sustentabilidade vem sendo amplamente abordado em diversas esferas, inclusive na Contabilidade. A partir dessa premissa, o 21º CBC promoveu o painel “Desafios dos reguladores com as novas normas de sustentabilidade”.  Para abordar o tema, o Congresso contou com a presença da assessora plena do departamento de regulação prudencial e cambial do Banco Central do Brasil (BCB), Isabella Fonte Boa Vista Silva, e da chefe da divisão de Inovação e Finanças Sustentáveis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Michelle da Rocha Faria Correa. O painel contou ainda com a mediação da vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues.

21º CBC: painel aborda as novas normas de sustentabilidade e os desafios dos reguladores - Leia mais aqui!

O último dia do 21° CBC foi marcado por uma manhã cheia de conhecimentos. No auditório São Joaquim do Expocentro Balneário Camboriú, o sócio fundador do Guia da Bolsa, Luiz Alfredo envolveu os participantes com a palestra "Investimento e oportunidades no mercado financeiro". Em sua explanação, na primeira sessão, Luiz destacou que os contadores têm uma janela de possibilidade no mercado financeiro. Na segunda sessão, o mestre em gestão empresarial, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rodolpho Freire Martins, enfatizou que é necessário preparar as pessoas para a sucessão. Já o fundador e CEO das empresas RIVVA Wealth Management e SP Doctor, Carlos Corvelloni, destacou os seis erros criticos que precisam ser evitados em uma sucessão empresarial.


21º CBC: Contadores aprofundam conhecimentos sobre mercado financeiro e sucessão empresarial - Leia mais aqui!





Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC)

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências. Apesar disto, o CBC não ocorria há oito anos, já que, em função da pandemia da covid-19, em 2020, o encontro foi cancelado e transferido para 2024. 

O 21° CBC conta com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.


Fonte: CFC

Reprodução permitida desde que citada a fonte.