Durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que está marcado para os dias 8 a 11 de setembro, em Balneário Camboriú, acontecerá a entrega da 2ª Edição do Prêmio Maria Clara Cavalcante Bugarim. O objetivo é estimular a produção acadêmica, teórica ou empírica, de professores, pesquisadores e discentes que estejam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

Para participar do prêmio, os profissionais devem submeter um trabalho de sua autoria sob a forma de um artigo. Além do autor, é admitido um coautor. Os participantes devem ser obrigatoriamente profissionais da contabilidade e comprovarem inscrição e situação regular no Sistema CFC/CRCs.

Para os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, será conferida a premiação de R$ 8.000, R$ 6.000 e R$ 4.000, respectivamente, e um certificado indicando a classificação. Os colocados em 4º e 5º lugar também receberão certificado.

Informações como as áreas temáticas a serem exploradas, o cronograma, a avaliação, a classificação e outros detalhes podem ser consultadas no regulamento, clicando aqui. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui ou consultando o site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

A programação de quatro dias do CBC contará com 48 painéis e seis palestras com temáticas multidisciplinares, com a participação de profissionais da contabilidade do Brasil todo.

Além disso, acontecerão simultaneamente: o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, o 4º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil, o Fórum de Auditoria, o XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, o III Fórum de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, o III Fórum Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e o Fórum de Perícia.

Os profissionais também terão a oportunidade de assistir a apresentações de trabalhos técnicos e científicos no Congresso. Serão apresentados trabalhos de diversas áreas, incluindo auditoria e perícia, contabilidade financeira e mercado de capitais, contabilidade governamental e do terceiro setor, contabilidade e sustentabilidade, contabilidade tributária, contabilidade gerencial e controladoria, além de educação e pesquisa em contabilidade. Haverá ainda um espaço para trabalhos com temas livres relacionados à Contabilidade, especialmente aqueles que estejam alinhados ao lema do congresso, “Ser Contábil – Humano, Digital e Ético”.

O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) espera um público de 6 mil pessoas. Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), evento conta com o apoio de diversas instituições como a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).

Fonte: 21º CBC

Reprodução permitida desde que citada a fonte.