20º CBC já tem mais de 7.200 participantes, mas ainda recebe inscrições

Faltando menos de cem dias para o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que será realizado de 11 a 14 de setembro, em Fortaleza (CE), mais de 7.200 pessoas já reservaram vaga. Mas inscrições ainda podem ser feitas clicando aqui.

Aberto a profissionais, professores e estudantes de contabilidade, o mais importante evento voltado para a classe contábil brasileira deve reunir oito mil participantes. Com o lema “Contabilidade: Transparência para o Controle Social”, os congressistas poderão usufruir de 179 atividades técnicas, distribuídas entre fóruns, painéis, palestras, workshops e eventos sociais.

Fóruns

Depois das atividades de abertura no primeiro dia, a programação do dia 12 traz o 4º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, a partir das 10h, debatendo o tema “Superando Desafios – Quebrando Paradigmas”, com a pesquisadora Dra. Antônia Marina Faleiros e do escritor, poeta, empreendedor social e cultural, Bráulio Bessa.

Vários outros fóruns estão programados para o dia 13: o 3º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil, que discutirá os “Cenários e perspectivas do eSocial”, com os painelistas Clovis Belbute Peres, auditor da Receita Federal do Brasil; Helio Cezar Donin Junior, diretor de empresa de contabilidade; José Alberto Maia, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho; e o presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti.

Para os professores e coordenadores de curso de Ciências Contábeis haverá o VIII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis e o XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, este coordenado pelo contador Edgar Cornacchione, e com o painelista internacional, Jon Davis. Tratará sobre “Acreditação e certificação internacional”. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, será o palestrante do II Fórum de Prestações de Contas de Campanhas Eleitorais, sobre o tema “Contabilidade Eleitoral: Instrumento de Transparência para a Sociedade”, coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.

Já o II Fórum Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, que apresentará a peça “O Drama da Família Ga$tão”, promete alertar os profissionais, que praticam o voluntariado, sobre a importância da correta aplicação do orçamento familiar. Dia 14, os estudantes de Ciências Contábeis participarão do Fórum Brasil de Jovens Lideranças Contábeis, cujo tema será “A Fórmula Mágica do Sucesso” e terá o Mágico Renner como palestrante e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, como coordenador.

No cenário internacional, o Fórum do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) abordará o tema a “Situação Atual das IFRS na América Latina”. O presidente do Glenif, Felipe Pérez Cervantes; o vice-presidente do Glenif no Brasil, Eduardo Pocetti; o diretor do Glenif (Argentina), Jorge José Gil; e o diretor do Glenif (Colômbia), Daniel Sarmento participarão do evento.

O III Fórum de Gestão e Controle do Terceiro Setor, com o tema “Prestação de Contas no Terceiro Setor”, a ser coordenado pelo presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, contará com os painelistas Marcelo Henrique dos Santos, José Eduardo Sabo Paes, Airton Grazzioli e José Antonio de França.

A programação completa do 20º CBC inclui também inúmeros painéis, palestras e workshops. Confira aqui.