Fonte: Comunicação do CFC

O International Accounting Standards Board (Iasb) – organismo internacional que emite as International Financial Reporting Standards (IFRS) – irá abrir, no primeiro trimestre de 2021, uma consulta pública para definir a agenda de trabalho da organização para os próximos cinco anos. O anúncio foi feito pela vice-presidente do Iasb e, também, presidente do Comitê de Interpretações das normas IFRS, Sue Lloyd, durante a sua palestra sobre as perspectivas para a profissão contábil no cenário mundial, na 10ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon.

O evento, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, aconteceu pela primeira vez em formato híbrido: presencialmente, no Teatro da Unimed em São Paulo, mas com a participação virtual de convidados e do público devido à pandemia de Covid-19.

Segundo a vice-presidente, o Iasb está chegando ao início de sua terceira década de existência e, assim, novos objetivos estão sendo traçados. “É uma oportunidade para que os contadores nos digam no que devemos focar. Os projetos de definição de normas são importantes e precisamos avaliar quanto tempo é necessário para o desenvolvimento deles, porque temos outras atividades, como o suporte à aplicação consistentes e trabalhar na nossa taxonomia. Peço que se envolvam nesse processo de consulta”, disse.

Sue também destacou que já está na prioridade dos trabalhos o desenvolvimento de relatórios sobre sustentabilidade e mudança climática. Ela explica que, embora o último termo não seja mencionado, explicitamente, nas IFRS, o assunto deve ser considerado para a aplicação das normas.

A vice-presidente também destacou que recentemente foram publicados materiais importantes sobre o assunto no site do Iasb fazendo referências específicas às IFRS. Além disso, a organização possui um projeto em andamento de revisão sobre o desenvolvimento das últimas décadas, que incluem os aspectos ambiental, social e de governança.

CFC e sustentabilidade

Durante o debate sobre as palestras da 10ª Conferência do Ibracon, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, afirmou que acredita que a sustentabilidade será o tema mais importante da agenda do Iasb em 2021.

Segundo ele, o papel das corporações, relacionado às questões climáticas e ambientais, deve ser repensado em todo o mundo, a fim de promover uma reflexão coletiva, que traçará as ações voltadas à sustentabilidade ambiental, social e até mesmo corporativa. O presidente também frisou ser necessário que a profissão contábil abrace de uma vez essa causa da sustentabilidade, com foco na regulamentação na área contábil.

“Será muito bem-vinda essa consulta que será feita pela Fundação. O CFC vai se pronunciar pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que já está estudando o assunto, e devemos acompanhar a Federação Internacional de Contadores (Ifac), no sentido de sermos favoráveis à criação de um board internacional para tratar da regulação de normas de sustentabilidade. Creio que o projeto, , sobre o tema da sustentabilidade, vai efetivamente ganhar o palco das discussões no próximo ano”, declarou Breda.

Acessibilidade

A pandemia do novo coronavírus exigiu adaptação em vários aspectos, especialmente no modo de trabalhar de todas as profissões, inclusive o da classe contábil. Sue explicou que, desde março, os trabalhos no Iasb estão sendo feitos por videoconferências e a experiência com a tecnologia tem gerado benefícios, como, por exemplo, a ampliação de alcance aos stakeholders da instituição.

Para 2021, o Iasb estuda como tornar mais acessíveis as normas IFRS e informações relacionadas para empresas e auditores por meio da tecnologia.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.

Siga este Conselho!.png

Baixe o APP para  iPhone iPad  ou  Android  e clique nos ícones acima para nos seguir nas redes

sociais, ouvir nosso podcast e assinar gratuitamente nossa newsletter semanal CRCPR Online.