Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nos dias 24 e 25 de novembro aconteceu o 2° Fórum da Reforma Tributária. O evento, organizado pela Comissão CRCPR Contábil, Fiscal e Tributária, abordou temas como a tributação das operações imobiliárias com a Lei Complementar 214/2025 e a chegada da Reforma Tributária, suas atualizações e passos para o começo em 2026. As atividades contaram com os membros da Comissão Contábil, Fiscal e Tributária José Julberto Meira Júnior, Elaine Azevedo, Angelita Roza, Guido Poffo, Eder Alexandre Souza, Adriana Berkenbrock e Sandra Marlete Jankovski, além de mediação do coordenador da comissão, Armando Santos Lira

Assista aqui o primeiro dia de evento!

Assista aqui o segundo dia de evento!

O dia 24 iniciou com as palestras “Tributação das Operações Imobiliárias com a LC 214/2025”, apresentada por Guido Poffo e Angelita Roza, e “Aspectos Gerais e Análise Crítica da Regulamentação da Reforma Tributária e suas Consequências”, ministrada por José Julberto Meira Junior e Elaine Azevedo.

"O Chile, Argentina e México já adotavam o sistema desde a década de 70 e 80, e  o Brasil aderiu muito tarde (2023)", comentou o palestrante Guido Poffo, na palestra "Tributação das Operações Imobiliárias com a LC 214/2025". "Enquanto o mundo todo dizia sim ao IVA, o Brasil ainda estava discutindo o cardápio do casamento", complementou.
"Três profissionais serão mais exigidos pela Reforma Tributária: o profissional de contabilidade, o profissional da TI e o profissional de direito", explicou o palestrante José Julberto Meira Junior na palestra "Aspectos Gerais e Análise Crítica da Regulamentação da Reforma Tributária e suas Consequências".
No dia 25, a programação prosseguiu com “A Reforma Está Próxima: Atualizações e Passos para o Começo em 2026”, apresentada por José Julberto Meira Junior e Adriana Berkenbrock, e “Impacto da Reforma Tributária no Regime do Simples Nacional”, com Sandra Jankovski e Eder Souza.
"Informações que são importantes para as áreas financeiras e de RH terão que transitar para a área tributária e contábil", disse o palestrante José Julberto Meira Junior na palestra "A Reforma Está Próxima: Atualizações e Passos para o começo em 2026".
"A partir do momento em que a empresa faz a opção pelo recolhimento normal, estará sujeita a dois Regimes Tributários, o Regime normal, e o Regime do Simples. Serão duas contabilidades", destacou a palestrante Sandra Jankovski na palestra "Impacto da Reforma Tributária no Regime do Simples Nacional".

Assista a seguir a gravação dos dois dias de evento:



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.