Com organização das Comissões CRCPR Ensino e CRCPR Jovem, o 2º Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná e o 8º Seminário Jovens Lideranças Contábeis foram realizados conjuntamente este ano, na segunda e terça-feira, 30 e 31/10. Foram duas noites de aprendizado, em modelo híbrido – presencial, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR. A mediação das palestras ficou a cargo dos coordenadores das comissões organizadoras, Cesiro Aparecido da Cunha Junior e Everson Lopes, respectivamente.

"O objetivo do evento é promover a capacitação e atualização de estudantes e profissionais da área contábil, abordando temas relevantes e atuais do mercado. E é gratificante saber que nossos colegas contadores estão organizados e buscando aprender e a se aprimorar sempre mais, já que a busca pela qualificação deve ser constante", explicou Everson Lopes.
"Sabemos que nossas responsabilidades como contadores têm grande influência na função de controle social. Vivemos dias de muita incerteza, nos quais temos a obrigação moral de realizar um excelente trabalho e é por meio de muita aprendizagem, estudo e experiências compartilhadas, que conseguimos fazê-lo", comentou Cesiro da Cunha Júnior.
Pavel Elias Zepeda Toro, Alison Martins Meurer e Flaviano Costa discutiram sobre "Uso de Redes Sociais e Desempenho Acadêmico"
"Responsabilidades e limitações do trabalho do auditor contábil" foi o tema apresentado por Everton Araken Paetzold
O primeiro tema "Uso de Redes Sociais e Desempenho Acadêmico", foi apresentado por Pavel Elias Zepeda Toro (currículo), Flaviano Costa (currículo) e Alison Martins Meurer (currículo), que possuem uma extensa bagagem curricular voltada ao ensino e pesquisa na área da contabilidade.

Depois, o tema "Responsabilidades e limitações do trabalho do Auditor Contábil" foi apresentado por Éverton Araken Paetzold (currículo), integrante da Comissão CRCPR Auditoria Contábil e sócio líder em Auditoria com experiência em empresas de capital aberto listadas no Brasil e no exterior.

"Idealizamos de forma inédito este trabalho entre as comissões, em um esforço conjunto. A primeira noite permitiu a reflexão sobre o impacto do uso das redes sociais no ambiente acadêmico, fazendo com que os participantes pensassem sobre como este hábito tem impactado em seus estudos, e até mesmo em seu dia a dia. Também foi possível conhecer melhor as atribuições e limitações do trabalho do auditor, desmistificando ideias de responsabilidade total dos auditores em casos de fraudes que são noticiadas", contou Cesiro, sobre a primeira noite de programação.
Da esq. p/ direita: Everson Lopes (coordenador CRCPR Jovem), palestrantes Eduardo Flores e Claudio Nogas, e Cesiro da Cunha Júnior (coordenador CRCPR Ensino)

Na segunda noite, a palestra sobre o tema "Contabilidade do Crédito de Carbono" foi apresentada por Eduardo Flores (currículo), doutor e professor do departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), do Advisory Council of IFRS Foundation e do International Integrated Reporting Council .

Fechando a programação, "ESG: o maior experimento contábil dos últimos 100 anos?" foi o assunto apresentado por Claudio Nogas (currículo), coordenador da Comissão CRCPR ESG, mestre em Contabilidade e Controladoria, doutor em Engenharia de Produção, e professor e coordenador do curso de Ciências Conábeis na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranaguá.

"Foi muito importante apresentar esses temas aos jovens profissionais e estudantes. Tivemos a presença de grandes palestrantes e isso engradeceu demais nosso evento", completou o coordenador do CRCPR Jovem, Everson Lopes.

Os participantes contribuíram com inscrições solidárias, com doações de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades sociais.

A seguir, assista à gravação de cada uma das noites de programação:

• Gravação do 1º dia (30/10):

• Gravação do 2º dia (31/10):

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.