Na próxima semana, o 2º Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná (CECOP) e o 8º Seminário Jovens Lideranças Contábeis (Seminário JLC) serão realizados conjuntamente. Serão duas noites de aprendizado, na segunda-feira (30) e terça-feira (31), em modelo híbrido, presencial na sede do CRCPR, em Curitiba, e transmitido online pela TV CRCPR.  O objetivo do evento é promover a capacitação e atualização de estudantes e profissionais da área contábil, abordando temas relevantes e atuais do mercado. As inscrições são gratuitas e solidárias, mediante doação de três quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades sociais.

Organizado pela Comissão CRCPR Ensino e Comissão CRCPR Jovem, o segundo dia de evento contará com palestras sobre os temas: "Contabilidade do Crédito de Carbono" e "ESG: o maior experimento contábil dos últimos 100 anos?". O primeiro tema será apresentado por Eduardo Flores (currículo), doutor e professor do departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), do Advisory Council of IFRS Foundation e do International Integrated Reporting Council . O segundo tema será apresentado por Claudio Nogas (currículo), coordenador da Comissão ESG do CRCPR, meste em Contabilidade e Controladoria e doutor em Engenharia de Produção, professor e coordenador de Ciências Conábeis na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranaguá.

O coordenador da Comissão CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Junior, e o coordenador da Comissão CRCPR Jovem, Everson Lopes, serão responsáveis pela mediação do evento.

Conheça perspectivas dos palestrantes do segundo dia de evento:

CRCPR Online: Como você enxerga a importância deste evento que aborda temas contemporâneos na área contábil e promove a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais experientes?

Eduardo Flores
Membro CBPS

"É um momento relevante a fim de que haja uma troca de experiências entre públicos de diferentes idades, experiência e vivências. Expressiva parte do conhecimento contábil é transmitido por meio da tradição oral, isto é, por meio de aulas, conversas, palestras, dentre outras interações. Nesse contexto, troca mútua de conhecimentos e saberes convertendo-se num expressivo ganho de lado a lado".

Claudio Nogas
Coordenador da Comissão CRCPR ESG

"Eu diria que essa simbiose e sinergia são as forças motrizes para a perpetuação dos dois eventos, pois, além da apresentação de temas atuais, temos a troca de experiências, o bate-papo, o networking, que são base para o desenvolvimento de todos nós. Parabéns aos membros da Comissão de Coordenadores e Professores e da Comissão Jovem, pela dedicação e organização em conjunto desses eventos, que sem dúvida nenhuma já são um sucesso".

CRCPR Online: Eduardo, em sua palestra, você discutirá a contabilidade do crédito de carbono. Como os profissionais contábeis podem se preparar para esse mercado em crescimento?

Eduardo Flores: A primeira tarefa é entender os variados modelos de negócios que existem relacionados ao mercado de carbono. Esse é um ponto fundamental. Ato contínuo, a tarefa se torna buscar compreender como esses modelos de negócios podem ser traduzidos pelo modelo contábil. Isto é, como as operações de crédito de carbono afetam ativos, passivos, receitas e despesas. Posto isso, eu acredito que é muito válido que os contadores se aprofundem em cursos e auto-estudo relativos ao tema para se manterem na vanguarda dessa discussão.

CRCPR Online: Claudio, o tema ESG (Ambiental, Social e Governança) tem ganhado destaque nas discussões empresariais. Como os profissionais contábeis podem desempenhar um papel fundamental nesse contexto?

Claudio Nogas: Não tenho medo de afirmar que nós, profissionais contábeis, somos imprescindíveis nesse movimento e processo ESG no mundo corporativo e, por consequência, para as empresas. Já estamos sendo demandados para contribuirmos com os atuais e novos conhecimentos técnicos, criatividade, inovação, resiliência, o que tem levado a abertura de novas oportunidades para atuarmos e, assim, ocuparmos ainda mais nosso espaço de destaque no mundo corporativo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.