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1º Enescopar debate os desafios do setor de serviços


O 1º Enescopar - Encontro das Empresas de Serviços do Paraná -, realizado nos dias 1º e 2 de março, no Hotel Bourbon, em Curitiba, reuniu cerca de 400 empresários do setor para debater os desafios das organizações. A mesa de honra, na abertura do evento, foi composta pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke; o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana e, representando o Sebrae-PR, Agnaldo Castanharo. Presentes também conselheiros do CRCPR e dirigentes de várias entidades. Ao final, Lucélia Lecheta recebeu uma placa do Sescap-PR em agradecimento ao apoio do CRCPR ao evento.


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A mesa de honra, na abertura do evento, foi composta pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke; o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana e, representando o Sebrae-PR, Agnaldo Castanharo







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Ao final, Lucélia Lecheta recebeu uma placa do Sescap-PR em agradecimento ao apoio do CRCPR ao evento


Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Cesar Kalinke, “o encontro superou as expectativas e os anseios do público. Os empresários precisam estar atentos às mudanças do dia-a-dia do mercado e é isso que buscamos com eventos como o Enescopar”.

Depois da solenidade de abertura, o conferencista Stephen Kanitz falou sobre as “Perspectivas e desafios dos empresários de serviços”, no contexto da crise mundial, ressaltando o papel do empresário e do contador. Na sequência foram entregues os diplomas aos empresários que finalizaram com sucesso a 1ª Fase do Programa de Qualificação SESCAP-PR. Suas empresas estão habilitadas a utilizar o Selo Bronze que identifica as organizações que estão em busca de um diferencial na gestão.





A palestra do professor Faccin sobre o tema “Aprenda a valorizar-se e a cobrar em dia sem perder o cliente” abriu os trabalhos do segundo dia. “Se o cliente não atribui importância ao prestador de serviços ou ao serviço em si, a culpa não é dele mas do prestador de serviços”, afirmou, lembrando que o profissional precisa adotar de forma definitiva a postura de empresário, cobrando de forma justa, evidenciando para os clientes a seriedade e a relevância do trabalho que desenvolve. Segundo ele, quando o empresário se valoriza, o cliente também percebe a organização com que a empresa conduz os processos e passa a admirá-la.


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Evento contou com a participação de cerca de 400 empresários do setor de serviços





No painel “Formação de preços e serviços contábeis”, conduzido pela Comissão de Precificação de Serviços Contábeis (Copsec) do SESCAP-PR, foi apresentado o software PC Contábil que auxilia os empresários a definir o valor ideal dos honorários. A ferramenta concentra toda a metodologia de precificação criada pela Copsec, levando todos os fatores que entram na execução das tarefas.





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Evento contou com a participação de cerca de 400 empresários do setor de serviços


Comunicação e gestão modelo

“Comunicação de qualidade – o caminho certo para a realização do sucesso” foi o tema da especialista Ligia Guerra. É preciso estar muito atento à forma como se lida com as situações, afirmou. “Para não “estourar” com um cliente grosseiro, mude o foco da conversa, evite atritos”, aconselhou. O feedback e o elogio são outras alternativas positivas.




A comunicação também foi o foco da palestra do jornalista José Wille, que refletiu sobre “o uso eficiente das mídias e das redes sociais para melhorar a imagem da empresa”. É preciso planejar a entrada da empresa nas redes sociais, monitorar as ferramentas e interagir com os públicos, incentivou. As empresas devem produzir conteúdos que conquistem o público e sejam espalhados na internet. Na sua opinião, “a melhor forma de se proteger das redes sociais é estar dentro delas”.



O professor Waldez Ludwig encerrou a programação com a palestra “A excelência do modelo de gestão – A empresa inovadora”. Ludwig destacou a importância das pessoas e das idéias nas empresas. Para ele, inovação é arte, disciplina, e tudo isso é feito por pessoas que transformam idéias em ações de valor.