Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/5),  mais de 2 mil contadores foram avaliados na 19ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT). Desta vez foram aplicas apenas as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG) e a específica para atuação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A prova QTG, que  aconteceu no dia 22 de maio, contou com 1.213 contadores inscritos. Já a prova para a CVM, no dia 23, recebeu 880 incrições em todo o País.

O Exame de Qualidade Técnica tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e as competências técnico-profissionais dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela CVM, BCB e Susep, para obtenção de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Podem participar do exame os contadores regularmente registrados em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que exercem ou pretendem exercer a atividade de auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.

No Paraná

As provas foram aplicadas aos 64 candidatos do Estado do Paraná na sede do CRCPR em Curitiba (58), e nos escritórios regionais de Londrina (14) e Cascavel (2).

20ª edição

A 20ª edição do  EQT acontecerá no segundo semestre de 2019, contemplando as demais categorias. Serão aplicadas as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG), no dia 23 de setembro; específica para atuação nas instituições reguladas pela CVM, no dia 24/9; BCB, no dia 25/9; e Susep, no dia 26/9. As inscrições estão previstas para começar em julho.