Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

19º CBC transforma Belém na capital da contabilidade


Sob o tema “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade reuniu em Belém do Pará milhares de pessoas entre os dias 26 e 29 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, conselheiros, delegados, macrodelegados e funcionários que a acompanharam participaram do congresso em busca de aperfeiçoamento e sintonia com os grandes temas e transformações que afetam a profissão e a humanidade. A 20ª edição do CBC será realizada em Fortaleza, no Ceará, em 2016, divulgou nesta quinta, 30, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Fóruns, palestras, painéis, apresentação de trabalhos técnicos e científicos e show de artistas nacionais enriqueceram a programação do 19º CBC, o maior evento da classe contábil do País.


imagem

Caminhada Ecológica pelas ruas de Belém reuniu aproximadamente 8 mil pessoas.





‘A ciência como agente de transformação social’ foi o tema da palestra de encerramento do 19º CBC, às 18h30 desta quarta, 29, conduzida pelo neurocientista Miguel Nicolelis.

Na terça, 28, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, fez um relato da primeira missão espacial tripulada brasileira. Ele conduziu a platéia em uma viagem de muitas emoções, dificuldades, visões e curiosidades. O assunto foi ilustrado com fotos, vídeos e histórias de superação, coragem, patriotismo e perseverança.





imagem
Clinton recebe lembrança do Brasil das mãos do presidente do CFC, Juarez Carneiro, e da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim.


O 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, atração das mais esperadas, falou sobre a importância da contabilidade para o desenvolvimento sustentável e sobre os desafios da humanidade na palestra magna de abertura ‘Abraçando a humanidade’ (Embracing our Common Humanity, no título original), na noite da segunda, 27.

Clinton é fundador da William J. Clinton Foundation, cujos projetos visam melhorar a qualidade de vida por meio da geração de energia limpa e emprego. A fundação, que já atua em São Paulo e Rio de Janeiro, prevê testes com ônibus elétricos e híbridos em Curitiba, São Paulo, Rio e Bogotá, na Colômbia. Ele defendeu o desenvolvimento de mecanismos para uma contabilidade sustentável. “No mundo, os custos da administração dos desastres naturais têm aumentado muito”, afirmou.




Mais destaques

Com o Tema ‘Ousadia e Coragem: seu nome é mulher’, o 3º Fórum Nacional da Mulher Contabilista reuniu cerca de 3 mil pessoas na manhã do dia 27. A jornalista Leda Nagle, a ex-senadora Marina Silva, a especialista em câncer de mama Silvia Rogatto, a sexóloga Laura Muller e a cantora Gaby Amarantos participaram do fórum.

No mesmo dia, foram lançados três eventos voltados à classe contábil: o 3º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que ocorre ainda este ano, de 22 a 23 de outubro, em São Luís do Maranhão; o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que levará os participantes para um minicruzeiro por Santos - Ilha Bela - Búzios – Santos, em 2013, e o Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino, XII Prolatino, também em 2013.

Em sua viagem pelas capitais brasileiras, o Museu Itinerante da Contabilidade foi levado ao 19º CBC, com as peças da exposição “Contabilidade – Um Balanço da História”.

Alguns números do 19º CBC:

• 5 mil profissionais participaram da Sessão Solene de abertura do congresso na noite de domingo, que teve show de Fafá de Belém e Fagner;
• 8 mil pessoas participaram da Caminhada Ecológica que antecedeu a abertura do congresso na manhã de domingo, 26, da Basílica Nossa Senhora de Nazaré até a Estação das Docas;
• 78 foi o número de estandes da 4ª edição da Feira de negócios do CBC;
• 76 trabalhos científicos e 14 técnicos foram apresentados no congresso, de um total de 402 submetidos ao Comitê Científico.



Acesse os jornais do 19º CBC e confira detalhes do evento realizado em Belém:
Jornal do 19º CBC dia 27/8
Jornal do 19º CBC dia 28/8
Jornal do 19º CBC dia 29/8

*Assessoria de Imprensa CRCPR, com informações do CFC.