Nesta entrevista exclusiva, o palestrante Walter Longo comenta sobre a necessidade de uma revisão completa de paradigmas e processos no mercado contábil

A 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, maior evento da classe contábil do estado, já ultrapassou a marca dos dois mil inscritos. Este ano ela será realizada totalmente no formato virtual, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR. O novo formato, com inscrições gratuitas, universaliza o acesso a conteúdo diferenciado, que será apresentado por renomados palestrantes,  como Arthur Igreja, Walter Longo, Marlos Melek, Eliseu Martins, Lays Amaral e Luiz Osório Panza.  Além disso, o evento valerá 7 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para todas as categorias abrangidas. "Desta vez as palestras não vão ser gravadas, então é muito importante que os profissionais, estudantes e professores que desejam participar se programem para assistir as transmissões ao vivo", recomenda o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Aguinaldo Mocelin. Não perca! Clique aqui para se inscrever!

Leia a seguir a entrevista exclusiva concedida ao CRCPR Online pelo publicitário Walter Longo, que faz a palestra da noite de abertura (17/8, 19h30), apresentando o tema "Tecnologia e Inovação na Área Contábil: Fim da Idade Média e Início da Idade Mídia".

CRCPR Online: Como o senhor vê o cenário atual da contabilidade no mundo e no Brasil? Como a tecnologia auxilia os profissionais da Contabilidade?  Quais são os próximos passos da área?

Walter Longo: O setor de contabilidade está passando por uma grande transformação, pois o cenário corporativo onde ele atua nunca esteve tão imprevisível e disruptivo. Das certezas e cenários estáveis do passado, estamos entrando agora na Era da Incerteza, em que flexibilidade e adaptabilidade se tornaram fundamentais em qualquer organização.

Enquanto isso, a tecnologia vem varrendo setores inteiros do mercado e desintermediando as relações. Por isso, cabe ao setor de Contabilidade iniciar uma revisão completa de seus paradigmas e processos conhecidos.

Daqui para a frente, precisamos entender que não se trata apenas de atualizar nossas funções e sim de alterar nossa missão. A área de contabilidade precisa assumir uma nova atitude e adquirir uma missão consultiva em tudo que faz.

Sendo assim, contadores deixam de ser apenas tutores dos números e passam a ser mentores da gestão financeira e de governança das organizações. É nesse novo momento do mundo que área de contabilidade assume um papel ainda maior de destaque e de real protagonismo frente aos desafios corporativos que se avizinham.

"Contadores deixam de ser apenas tutores dos números e passam a ser mentores da gestão financeira e de governança das organizações. É nesse novo momento do mundo que área de contabilidade assume um papel ainda maior de destaque e de real protagonismo frente aos desafios corporativos que se avizinham."

CRCPR Online: Como os profissionais podem se adaptar à nova realidade da contabilidade e manter a profissão relevante, mesmo diante da automação de muitos de seus processos? Que desafios devem estar preparados para enfrentar?

WL: A automação dos processos veio para sacudir todas as atividades empresariais, incluindo os serviços contábeis. Muita gente vê a tecnologia e a inteligência artificial como ameaças aos seus empregos, mas é preciso ter uma ótica distinta sobre esse assunto. A inteligência artificial e a automação de processos não vieram para tirar nossos empregos, e sim para devolver nossa humanidade.

Hoje, quando um médico consegue comparar uma tomografia com milhões de outras em questão de minutos, graças à IA, sobra a ele mais tempo para perguntar ao paciente como ele está se sentindo, como a família está reagindo frente ao problema, etc. Sobra tempo para ele ser mais humano.

Da mesma forma, a automação chega à área contábil, não para reduzir sua importância, e sim para que os profissionais do setor adquiram uma missão consultiva frente aos seus clientes, estudem o caso mais individualmente, levantem hipóteses de otimização dos recursos, sugiram políticas de governança mais adequadas para o novo cenário, em resumo, sejam mais relevantes para seus clientes.

É sob essa ótica que devemos ver o futuro e nos jogarmos de maneira entusiasmada em direção aos novos tempos.

Sobre a 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná

O objetivo da Convenção é promover aprimoramento profissional, científico e cultural dos agentes da contabilidade em diversos públicos como profissionais, professores e estudantes de contabilidade.  A Convenção é realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com o apoio de Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR), Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), SESCAP*-PR, SESCAP*- Campos Gerais e SESCAP*- Londrina.

Confira a programação completa no site oficial do evento e faça agora a sua inscrição!

Se você já se inscreveu, não esqueça: para garantir a emissão de certificados e pontuação do PEPC-CFC, fique atento, pois durante a transmissão, serão disponibilizados links para confirmação de presença.

* SESCAP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR)

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.