Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nesta entrevista exclusiva, ele fala sobre como incorporar os processos de inovação na cultura das empresas e os riscos de continuar trabalhando como sempre fizeram



Mais de 1.200 profissionais da contabilidade já estão inscritos para participar da 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, maior evento da classe contábil do estado. Este ano ela será realizada totalmente no formato virtual, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR, entre os dias 17 e 19 de agosto. O novo formato, com inscrições gratuitas, universaliza o acesso a conteúdo diferenciado, que será apresentado por renomados palestrantes,  como Arthur Igreja, Walter Longo, Marlos Melek, Eliseu Martins, Lays Amaral e Luiz Osório Panza.  Além disso, o evento valerá 7 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para todas as categorias abrangidas. 

Nesta entrevista exclusiva, Arthur Igreja fala sobre como as empresas de Contabilidade podem incorporar os processos de inovação na cultura organizacional e sobre os riscos de continuar trabalhando como sempre fizeram. Arthur Igreja é TEDx speaker, especialista em tecnologia, inovação e tendências, masters em International Business pela Georgetown University (EUA), masters of Business Administration pela ESADE (Espanha), com Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, pós-MBA e MBA pela FGV, autor do livro “Conveniência é o Nome do Negócio”, professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), membro da Fundação Grupo O Boticário, detentor de certificações executivas em Harvard e Cambridge, com atuação profissional em mais de 25 países, e que anualmente, ministra mais de 150 palestras no Brasil, EUA e Europa. 

Confira a seguir:


CRCPR Online: Como o senhor vê o cenário atual da Contabilidade no mundo e no Brasil? Quais são os próximos passos e tendências da área?

Arthur Igreja: O cenário da contabilidade é entusiasmante enquanto mercado. Vemos uma dinâmica muito grande de empreendedorismo no Brasil, não necessariamente por vocação. Então, isso gera um aumento de demanda. Estamos vendo discussões tributárias profundas. Sendo assim, onde existe mudança tem oportunidade de assessoria, de estar perto dos clientes. O que aconteceu nos últimos meses impacta absolutamente todos os mercados e a contabilidade não está fora disso. Vejo com muito otimismo os próximos meses. Teremos uma volta de vários setores pré-pandemia e que trazem um valor agregado para a economia. Temos muito aprendizado desse período e uma queda das restrições em virtude da vacinação. 

CRCPR Online: Quais desafios o profissional deve estar preparado para enfrentar? Como os profissionais podem se adaptar à nova realidade da contabilidade? 

AI: No mundo da contabilidade, muito o que ouvi durante a pandemia foi sobre o atendimento dos clientes. Mas a pergunta é exatamente essa: tem que estar preparado. O atendimento digital já não poderia acontecer só por causa de um decreto, já deveria ser um processo estabelecido. O desafio é trabalhar em um mundo híbrido e hiperconectado. E isso demanda mudanças profundas nos negócios. Nos últimos anos, a contabilidade discutiu muito sobre escritório e atendimento tradicional versus startups que automatizavam muitos processos. E agora vemos tudo isso misturado e sendo usado junto. O desafio central é ter essa leitura de mundo e a flexibilidade mental para acompanhar isso.

" O atendimento digital já não poderia acontecer só por causa de um decreto, já deveria ser um processo estabelecido. O desafio é trabalhar em um mundo híbrido e hiperconectado. E isso demanda mudanças profundas nos negócios." 

CRCPR Online: Como a tecnologia auxilia os profissionais e empresas de Contabilidade?  

AI: A tecnologia ajuda enormemente nos processos burocráticos, no tratamento de alto volume de dados, na automatização de rotinas, na expansão do atendimento e na eliminação de barreiras geográficas.

CRCPR Online: Como incorporar os processos de inovação na cultura das empresas e quais os riscos de continuar trabalhando como sempre fizeram?

AI: O risco de continuar fazendo as coisas da mesma forma é que os resultados caem, pois o contexto muda. Quem fica parado parte do pressuposto de que o mundo também está parado. Para incorporar os processos de inovação na cultura da empresa tem que reconhecer que isso é importante. Tem que ter o envolvimento dos proprietários, dos decisores, dos shareholders. Primeiramente, eles precisam comprar essa ideia, também fazer parte das mudanças e dar voz às pessoas, permitindo que elas possam efetivamente realizar mudanças. 

A palestra de Arthur Igreja acontecerá no último dia da Convenção (19/8), às 19h, abordando a temática: "Inovação na gestão de empresas contábeis: novos modelos de negócios e tecnologia digital aplicada". Confira a programação completa no site oficial do evento e faça agora a sua inscrição!


Sobre a 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná

A Convenção será realizada entre os dias 17 e 19 de agosto, totalmente no formato virtual, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR. Contando com palestrantes renomados como Arthur Igreja, Walter Longo, Marlos Melek, Eliseu Martins, Lays Amaral e Luiz Osório Panza, o evento terá inscrições gratuitas. O objetivo é promover aprimoramento profissional, científico e cultural dos agentes da contabilidade em diversos públicos como profissionais, professores e estudantes de contabilidade.  A Convenção é realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com o apoio de Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR), Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), SESCAP*-PR, SESCAP*- Campos Gerais e SESCAP*- Londrina.  

Confira a programação completa no site oficial do evento e faça agora a sua inscrição!


* SESCAP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR)

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.