17ª Convenção: Toma posse novo imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná

Em solenidade, durante a 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, em Foz do Iguaçu, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná deu posse a um novo membro para a cadeira nº 26, ocupada anteriormente por João Vitorino Azolin Benato. O novo imortal é o professor da UTFPR Antonio Gonçalves de Oliveira.

Além de acadêmicos, a solenidade, dirigida pela presidente da academia, Nilva Amália Pasetto, foi prestigiada por inúmeras autoridades e profissionais da contabilidade que participam da convenção.

Oliveira prestou homenagens à contadora Janete Herdina Comitti, membro do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, falecida em 2016, por sua dedicação à profissão.

Sua indicação para concorrer à cadeira nº 26 foi do acadêmico João Eloi Olenike. A eleição ocorreu em sessão pública da ACCPR, no último dia 3 de abril.

O professor Antonio Gonçalves de Oliveira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e em Direito pela Faculdade Dom Bosco, possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) vinculado à graduação e à pós-graduação - Programas de Mestrados: em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP); e em Administração (PPGA), conselheiro no Conselho Universitário (COUNI - 2014/2018), líder do Grupo de Pesquisa: Governança Pública e Desenvolvimento, tutor do Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas (PET-PP), consultor Ad hoc CAPES - Área de Ciências sociais Aplicadas/PUR-D, consultor ad hoc CAPES/PNAP/PPA/Orçamento Público, membro do Comitê de Assessoramento de Área (CAAs/CSA) da Fundação Araucária, consultor Ad hoc Fundação Araucária - Área de Ciências Sociais Aplicadas. Anteriormente atuou como Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Secretário Geral e Assessor de Reitoria na Universidade São Francisco - (USF/SP) e como Coordenador (2015-2017) do Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP/UTFPR). Possui experiência profissional com atuação em organizações empresariais e instituições de ensino superior, principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, controladoria, sistema de informações, gestão educacional (acadêmico_financeira_patrimonial), currículos e avaliação da educação superior (institucional e de cursos de graduação).