16ª Convenção: participantes visitam a usina Itaipu Binacional

Nem mesmo a forte chuva que cai sobre Foz do Iguaçu desanimou os participantes da 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, que visitaram na tarde desta quarta-feira, 15, a hidrelétrica Itaipu Binacional. O programa marcou o início das atividades programadas para o evento. Na concentração, em frente ao Bourbon, comediantes descontraíram o público imitando Galvão Bueno e o jogador Ronaldo, o fenômeno.

Visita à Itaipu ocorreu na tarde desta quarta-feira, 15 (Crédito: Áurea Cunha)

Participantes da Convenção registram o momento na usina de Itaipu (Crédito: Áurea Cunha)

A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos.
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu fornece 17,3% da energia consumida no Brasil e abastece 72,5% do consumo paraguaio. A usina produziu em 2012 um total de 98.287.128 megawatts-hora (98,28 milhões de MWh), estabelecendo um novo recorde mundial de produção de energia.

A energia gerada pela Itaipu e destinada ao mercado brasileiro é transmitida por Furnas Centrais Elétricas até o Estado de São Paulo, de onde pode ser distribuída para as cinco regiões brasileiras.

A cidade de Foz do Iguaçu, sede da margem brasileira da usina, é abastecida com energia da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A Itaipu utiliza sua própria energia na área industrial. São gastos 31 MW médios por mês. Os edifícios das áreas externas da usina (Centro Executivo, Ecomuseu, Centro de Recepção de Visitantes e Refúgio Biológico) são abastecidos pela Copel.

A capacidade instalada (potência) da Itaipu é de 14 mil megawatts (MW). São 20 unidades geradoras de 700 MW cada.

A construção da usina é resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, iniciadas ainda na década de 60. Em 26 de abril de 1973 foi assinado o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento do potencial hidráulico do Rio Paraná. Em maio de 1974 foi criada a empresa Itaipu Binacional, para construir e gerenciar a usina. As primeiras máquinas chegam ao canteiro de obras ainda em 1974.

A Itaipu paga royalties pelo aproveitamento dos recursos hídricos pertencentes aos dois países. Desde 1985 até abril de 2009, a empresa pagou cerca de US$ 6,6 bilhões em royalties ao Brasil e ao Paraguai. O pagamento está previsto no Anexo C do Tratado de Itaipu. No lado brasileiro, os recursos beneficiam 16 municípios, sendo 15 no Estado do Paraná e um no Mato Grosso do Sul. Os royalties são aplicados na melhoria da qualidade de vida da população, nas áreas de educação, saúde, moradia e saneamento básico.

A cerimônia de abertura do evento ocorre logo mais às 19h30, no auditório Cataratas do hotel Bourbon, seguida de apresentação artística e coquetel.

O Galvão Bueno da Convenção (Crédito: Áurea Cunha)

O Ronaldo Fenômeno da Convenção (Crédito: Áurea Cunha)

A 16ª Convenção é realizada pelo CRCPR, com organização da Academia de Ciências Contábeis do Paraná e o Sindicato dos contadores e técnicos em contabilidade de Foz do Iguaçu (Sincofoz).

Fonte: Assessoria de imprensa CRCPR, com informações da Assessoria de imprensa da Itaipu Binacional (www.itaipu.gov.br).