16ª Convenção: Lino Martins se apresenta em dose dupla no Fórum do Contador Público

Professor de contabilidade, pesquisador da área e autor de um blog no qual se propõe a discutir contabilidade, auditoria e administração financeira no setor público, Lino Martins estará em Foz do Iguaçu para duas apresentações no Fórum do Contador Público, durante a 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná. Em 16 de maio, ele fala sobre a adoção das normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, as IPSAS, sigla em inglês para International Public Sector Accounting Standards. No dia 17, Lino volta ao palco para abordar os custos na administração pública.

A bagagem profissional e intelectual do palestrante, formado em Ciências Contábeis, Direito e pós-graduado em Auditoria Externa, é vasta. Ele é professor voluntário do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Grupo de Estudos sobre Contabilidade Pública do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Lidera ainda um grupo de pesquisadores que investigam instrumentos de gestão eficiente para o setor público. É autor, dentre outros títulos, de Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública, publicado pela Atlas.

Para se inscrever no evento, clique aqui.

Lino Martins: professor está confirmado como palestrante em Foz do Iguaçu.

Lino Martins na 16ª Convenção

16/5 – Adoção das IPSAS - O palestrante vai apresentar a evolução da Contabilidade Pública no Brasil, os principais atos normativos para o setor, em especial aspectos delineados na Constituição Brasileira de 1988. Lino vai abordar o processo de convergência a partir das audiências públicas e da divulgação de documentos da Federação Internacional de Contadores (IFAC, na sigla em inglês) pelo CFC, o papel do Comitê Gestor da Convergência e os motivos que levaram o Brasil a optar pela convergência gradativa para as IPSAS.

Dia 17/05 - Custos na administração pública - A ideia é despertar a atenção para os desafios da implementação do Sistema de Custos na Administração Pública, principalmente a partir da adoção plena da Contabilidade Patrimonial no setor. Serão discutidos os desafios da NBCT SP 16.11, sobre o Sistema de Custos na Administração Pública.

A trajetória do palestrante

Em 2010, contratado pela Embaixada Britânica em Brasília, Lino Martins auxiliou na definição de indicadores para o Sistema de Custos em implantação no Governo Federal. Em 2000, atuou como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na elaboração do termo de referência para o Sistema de Custos do Banco Central do Brasil.

Aposentado pela UERJ, lecionou na instituição as disciplinas de Contabilidade Pública, Auditoria, Análise de Balanço e Análise e Controle de Custos na Faculdade de Administração e Finanças, entre 1971a 2010. Na Universidade Gama Filho (RJ), apresentou sua tese de livre-docência - premiada pela Secretaria do Tesouro Nacional - sobre a necessidade da implantação de um Sistema de Custos na Administração Pública.

Dentre outras passagens pelo setor público, foi auditor fiscal da Receita Estadual e Inspetor Geral de Finanças da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro (de 1975 a 1979 e de 1982 a 1986). Foi responsável pela implantação da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, na qual atuou por dois períodos, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2008.

Lino Martins nasceu em Portugal, na freguesia de Nine, no município de Vila Nova de Famalicão. Aos 7 anos de idade, emigrou para o Brasil, onde foi alfabetizado.

* Assessoria de Imprensa CRCPR, com informações do palestrante.