13º CECOC vai discutir internet, interatividade e pesquisa nas Ciências Contábeis

“Redes Sociais e Contabilidade: interatividade a serviço do desenvolvimento profissional” é o tema central do 13º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (CECOC), que ocorre dias 1º e 2 de outubro no Teatro Positivo. Os palestrantes, ambos doutores, são Edgard Cornacchione Junior (USP) e Romualdo Douglas Colauto (UFPR). As inscrições estão abertas no site do CRCPR. O prazo para submissão de trabalhos ao 2º Prêmio Científico CECOC foi prorrogado até 7 de setembro.

Clique aqui para se inscrever.

Palestras

O premiado docente da USP Edgard Cornacchione vai falar sobre “internet e interatividade a serviço da profissão contábil”, na noite de abertura do 13º CECOC. Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), recebeu, em 2012, pelo menos quatro prêmios de Desempenho Didático como melhor docente de graduação e pós-graduação FEA-USP – feito conquistado também em 2009, 2010 e 2011. Livre-docente pela USP desde 2004, orienta alunos de mestrado e doutorado dentro de linhas de pesquisa como a Interface homem-computador e Ensino online.

Cornacchione se apresenta no 13º CECOC dia 1º de outubro.

Nos Estados Unidos, Cornacchione concluiu um pós-doutorado em tecnologia educacional, em 2003, e o segundo doutorado de sua carreira, na área de Human Resource Education (PhD) - em 2008, quando pesquisou o uso de tecnologias instrucionais avançadas em programas oferecidos à distância e em modelos de treinamento e desenvolvimento - pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Em solo americano, foi agraciado com dois prêmios de mérito acadêmico, em 2007, o William Chandler Bagley Award e o Boeing Scholar Award, e recebeu prêmios de mérito didático em 2007 e 2008.

Autor de diversos artigos publicados em nível nacional e internacional, Cornacchione faz parte do conselho editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (CFC), da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (CFC, FBC e Abracicon) e do periódico Human Resource Development International (Grupo Taylor & Francis). Atua como revisor em congressos e publicações brasileiras, americanas e europeias.

Na segunda noite do evento, dia 2, o palco é do professor Romualdo Douglas Colauto - coordenador do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – que ministra ao público a palestra “Os caminhos e oportunidades da pesquisa em Contabilidade”. O professor é editor científico da Revista de Contabilidade e Controladoria da UFPR e editor adjunto da Revista Universo Contábil e da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (Repec), do Conselho Federal de Contabilidade.

Colauto é doutor e mestre em Engenharia de Produção na área de Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e concluiu em 2013 o um pós-doutorado em contabilidade pela FEA-USP.

Colauto se apresenta no 13º CECOC dia 2 de outubro.

Em cursos de especialização, trabalha as disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Contabilidade Societária, Custos, Controladoria e Teoria da Contabilidade, Metodologia do Ensino Superior e Contabilidade Ambiental.

Em seu currículo Lattes, destacam-se premiações em eventos da USP, na área de Contabilidade para Usuários Externos, em 2011, ENANPAD, nas áreas de Controladoria e Contabilidade (2002) e Ensino e Pesquisa (2009), e ANPCONT, em 2010, pela avaliação de Ad hoc de papers.

Acesse o currículo completo de Edgard Cornacchione Junior na Plataforma Lattes

Acesse o currículo completo de Romualdo Colauto na Plataforma Lattes

Inscrições prorrogadas para o 2º Prêmio Científico CECOC

A comissão organizadora do 13º CECOC ampliou até 7 de setembro o prazo para a submissão de trabalhos ao 2º Prêmio Científico CECOC (antigo Prêmio de Monografias e Artigos). Profissionais da contabilidade, estudantes e professores de Ciências Contábeis de todo o Brasil podem inscrever trabalhos de sua autoria, inéditos, sobre quaisquer temas relacionados à área contábil. O evento ocorre dias 1º e 2 de outubro, no Teatro Positivo.Os textos devem ser enviados para o e-mail cecoc2013.curitiba@gmail.com. Os melhores trabalhos serão premiados na noite do dia 2 de outubro, no Teatro Positivo. Leia mais.

Arte e contabilidade

O humorista Zico Lamour, da rádio Jovem Pan FM, e a companhia teatral Te-Ato, de São Paulo, prometem descontrair o público do 13º CECOC com apresentações artísticas ao final de cada palestra. No dia 1º, Lamour apresenta um stand up comedy. Já a trupe da Cia Te-Ato sobe ao palco dia 2, com a peça “Contabilidade em Cena”.