Evento do CFC abordou, nesta segunda-feira (13), “A relevância dos organismos profissionais”

Fonte: Comunicação CRCPR

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nesta segunda-feira (13/9), o 13º Circuito Técnico, com o tema “A relevância dos organismos profissionais”. Esta edição especial do evento foi realizada em parceria com a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), pela plataforma Zoom, para inscritos, e também pelo canal do CFC no YouTube. O evento foi mediado pela conselheira do CFC e coordenadora do projeto, contadora Ticiane Lima dos Santos.

O encontro virtual apresentou os principais trabalhos desenvolvidos pela AIC, demonstrando  como o organismo tem atuado para promover o desenvolvimento do profissional da contabilidade no mercado internacional, com a integração de profissionais de toda a América.“Essas organizações demonstram, sem sombra de dúvidas, a tangência da nosso profissão, que é tão forte e estruturada, e que hoje tem, em todos os continentes, grandes representantes que estão ligados diretamente à Federação Internacional de Contadores (Ifac, sigla em inglês)”, ressaltou Maria Clara Bugarim, presidente da AIC.

Maria Clara, que cumpre o seu mandato em outubro de 2021, apresentou um resumo das principais ações realizadas durante seu mandato, como a reformulação do site e a inserção da AIC no universo das redes sociais.

“A cada 15 dias, nós também enviamos para todos os profissionais da contabilidade da América Latina  dois Boletins Informativos - um direcionado para trabalhos técnicos e outro para que a classe possa visualizar tudo o que a nossa Associação tem realizado, além de todos os nossos eventos, como lives e webinars, estarem disponíveis nos canais digitais da AIC”, reforçou Bugarim.

Um dos grandes feitos que será realizado pela AIC este ano é a XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), que acontecerá de 19 a 21 de outubro, em Porto Alegre (RS), na qual se  discutirá o papel que a tecnologia tem desempenhado no desenvolvimento e no futuro da contabilidade. “Representamos 21 países e temos o dever de exercer a função de divulgar o conhecimento e o aperfeiçoamento da formação e da dignidade da profissão contábil na América Latina, com um alinhamento com outros grandes organismos que normatizam, fiscalizam e estão sempre aprimorando esse debate”, frisou o vice-presidente de Política Institucional do CFC e diretor nacional da AIC, Joaquim Bezerra.

Encerrando o evento, a presidente da Comissão Técnica Investigação Contábil da AIC, Norma Pontet, apresentou ao público os impactos positivos gerados pela Associação no desenvolvimento contábil neste último ano. "Ano passa, todos os países da América Latina passaram por uma baixa econômica, mas este ano já estamos buscando

nos recuperar e isso só é possível, também, por conta do profissional da contabilidade, que está pronto para direcionar para essa melhoria”, afirmou Pontet.

Para assistir à apresentação completa, CLIQUE AQUI.

Inscreva-se na XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade

De 19 a 21 de outubro deste ano, em Porto Alegre (RS), será realizada a XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), juntamente com a XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS). Os eventos conjuntos fazem parte da parceria entre a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Com o lema “Contabilidade e Tecnologia – Aliança para o Desenvolvimento das Nações”, o evento acontecerá de forma híbrida. Garanta já a sua inscrição e participe de dois grandes eventos do mundo contábil. Acesse o site do evento https://cic-ccrs.com/ e conheça a programação.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.