12º CECOC terá concurso de monografias

Em reunião da Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional do CRCPR, na sede do Conselho, em Curitiba, foi aprovado o regulamento do concurso de monografias para estudantes de ciências contábeis, novidade do 12º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (CECOC), na manhã desta quarta-feira, 8. O evento será realizado dias 29 e 30 de outubro, no Teatro Positivo, na capital.

Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional, reunida dia 8.

Esta e outras ações do 12º CECOC estão sendo divulgadas na página do evento na rede social Facebook, intitulada Cecoc de Curitiba. A organização do evento espera repetir o sucesso de público das edições de 2010 e 2011, que reuniram, cada uma, mais de duas mil pessoas.

A reunião no CRC, coordenada pelo conselheiro Rafael Benjamim Cargnin Filho, contou com a presença de representantes de 20 instituições de ensino superior, sediadas em diferentes regiões do Estado. Participaram coordenadores de cursos de graduação ou representantes destes.

Rafael B. Cargnin Filho coordena a Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional.

Márcia Espejo coordena o Mestrado em Contabilidade da UFPR.

Mestrado em Contabilidade da UFPR abre inscrições na próxima semana

A UFPR abre na semana que vem as inscrições para o processo seletivo da turma 2013 do Mestrado em Contabilidade. A informação foi divulgada na reunião pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPG/Contabilidade) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo.

As linhas de pesquisa disponíveis no curso são Contabilidade Gerencial e Contabilidade para Usuários Externos e Finanças. O Mestrado em Contabilidade da UFPR, explicou Márcia, é do tipo ‘acadêmico’, ou seja, voltado à formação de professores e pesquisadores na área, diferente dos cursos que visam preparar o aluno para o mercado, chamados ‘profissionais’.

O processo seletivo inclui, dentre outros, a avaliação do projeto de pesquisa ou proposta de investigação apresentado pelo candidato e seu currículo na plataforma Lattes. “Tanto a experiência profissional de trabalho na área contábil como a acadêmica são levadas em conta”, frisa a coordenadora. Testes de suficiência em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano) e o resultado do teste ANPAD, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, complementam os critérios de escolha dos novos mestrandos.

O edital de abertura das inscrições, com todos os detalhes da seleção, estará disponível em www.ppgcontabilidade.ufpr.br.

UFPR: Mestrado em Contabilidade abre inscrições para a turma 2013 na próxima semana.

Doutorado em Contabilidade

Hoje, quem busca o título de doutor em contabilidade no Brasil tem quatro opções. Duas delas estão no ensino público, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Brasília (UnB). Um programa multi-institucional entre a UnB, a as federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece vagas nos cursos de mestrado e doutorado da UnB nos campus de João Pessoa e Natal, respectivamente.

Os cursos pagos se encontram na Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, e na Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), em Vitória, no Espírito Santo.