12º CECOC já tem data definida

A proposta de programação do 12º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (CECOC) foi apresentada nesta quarta, 11, em encontro da Comissão dos Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do Paraná, na sede do CRCPR, na capital. O evento será realizado dias 29 e 30 de outubro, no Teatro Positivo, na capital.

Dentre as sugestões, estão uma palestra motivacional, sorteio de brindes, premiação de trabalhos acadêmicos e vídeos produzidos pelos participantes. A expectativa é que se repita o sucesso de público das últimas edições, que reuniram mais de duas mil pessoas em 2010 e 2011.

CECOC já reuniu milhares de pessoas no auditório do Teatro Positivo.

Coordenadores pediram ao CFC dados específicos do Exame de Suficiência.

Representantes de 14 cursos superiores de ciências contábeis do Estado participaram da reunião. Além de acertar os detalhes do 12º CECOC, eles analisaram as metodologias utilizadas pelas instituições paranaenses que obtiveram nota máxima em contabilidade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes.

De acordo com o coordenador da comissão, Rafael Benjamin Cargnin Filho, o grupo aguarda a conclusão pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de um documento que apontará o percentual de erros e acertos, por matéria, no primeiro Exame de Suficiência deste ano. Os dados ajudarão a identificar as principais dificuldades dos estudantes por disciplina e corrigir falhas pedagógicas nos cursos de graduação a fim de melhorar o desempenho dos bacharéis nas próximas provas.