Saudações, empresária e empresário contábil do Paraná!

É com grande satisfação que me dirijo a vocês hoje, não apenas a fim de dar os parabéns pela celebração de mais um Dia do Empresário Contábil, mas para homenageá-los da maneira que entendo ser a mais adequada para uma instituição como o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, o CRCPR: trazendo novidades ao engrandecimento da classe contábil do nosso estado!

Começamos nosso 4º ano à frente da entidade lançando, já na primeira semana, a Escola de Formação de Lideranças CRCPR. Em apenas sete dias de divulgação, já contamos com mais de mil inscritos para esse novo programa, criado a partir de parceria inédita do CRCPR com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco no aprimoramento e preparação de profissionais da contabilidade para protagonizarem suas próprias conquistas, as de seus colaboradores e as de seus clientes.

O programa tem inscrições gratuitas e contará com dez aulas online com duração de duas horas cada, ministradas uma vez por mês por professores experientes e altamente especializados, no período noturno, por meio da plataforma de ensino a distância da PUCPR.

Escolhemos os temas com o propósito de desenvolver competências e habilidades comportamentais essenciais para profissionais da contabilidade que querem se destacar no mercado, tais como Learning Agility, Inteligência Emocional, Comunicação Assertiva, Equipes Colaborativas, Mindfulness, entre outros. Quem participar de todas as aulas ao vivo terá a oportunidade de garantir 20 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, o PEPC-CFC. Se você ainda não se inscreveu, sugiro que não perca tempo, pois as vagas são limitadas!

Ainda este mês, na TV CRCPR, estarão de volta as transmissões ao vivo da Escola Técnica CRCPR, todas as manhãs de quarta-feira. Já no próximo dia 18, o tema abordado será Gestão Estratégica de Custos

Também em janeiro, dia 24, estreia na TV CRCPR a Escola Técnica Básica. A primeira temporada terá cinco episódios, abordando o tema Tipos Societários, que serão lançados quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Na sequência, já estão em produção outras três temporadas, abordando os temas Fiscal, Contábil e RH. O objetivo é capacitar profissionais contábeis que acabam de entrar no mercado de trabalho, demonstrando o passo a passo das atividades diárias de uma empresa contábil. Tudo isso de forma gratuita, para que sua empresa ganhe produtividade e possa oferecer serviços com cada vez mais qualidade a seus clientes! Para assistir às aulas, basta acessar os vídeos na TV CRCPR. Nem precisa fazer inscrição.

Estamos preparando também dois novos episódios da Escola Técnica Normas Contábeis. No episódio 3, eu falo sobre Instrumentos Financeiros e, no Episódio 4, o contador Everson Breda Carlin, nosso vice-presidente de Administração e Finanças, aborda IFRS – O Valor Justo e Custo Atribuído. Essa versão da Escola Técnica é focada no aperfeiçoamento do profissional contábil mais experiente, e aborda discussões técnicas mais avançadas, proporcionando pontuação no PEPC-CFC.

Depois do grande sucesso do CRCPR em Sua Região em suas 20 edições em 2022, estaremos de volta com o programa em fevereiro, com edições já confirmadas em Castro (15), Telêmaco Borba e Ibaiti (16).

E as novidades não param! Também já está em produção a Escola Técnica Contabilidade Pública, com estreia programada para 16 de março. Esse importante segmento da profissão contábil passará a contar também com esse valoroso instrumento de atualização e aperfeiçoamento, para que as contadoras e os contadores que atuam nas prefeituras e demais órgãos públicos do nosso estado possam melhorar cada vez mais o seu desempenho no planejamento, controle e prestação de contas quanto à aplicação dos recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos paranaenses!

Tudo isso e muito mais, só no primeiro trimestre, e vem muito mais por aí! Porque, como disse Jean Paul Sartre, “o homem tem que se inventar todos os dias”. E tenham certeza de que nossas ações são, e serão, sempre pautadas pelo desejo de que os empresários contábeis – segmento ao qual, não me canso de dizer, tenho imenso orgulho de pertencer – possam todos os dias contribuir para que a economia do Paraná siga sendo uma das mais pujantes do nosso País, mesmo no ambiente de crises e incertezas que persiste no Brasil e no mundo. Um cenário que o filósofo Zygmunt Bauman chama de modernidade líquida – “a crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente e a incerteza a única certeza”.

Por falar em certeza, este grupo de conselheiros, este Conselho Diretor, os coordenadores e integrantes de nossas 17 Comissões Temáticas – todos nós atuando de forma voluntária – e a equipe de funcionários e colaboradores do CRCPR estaremos sempre empenhados em proporcionar os meios e as ferramentas para que a empresária e o empresário contábil que empreendem em nosso estado possam se dedicar a colocar seus conhecimentos em Contabilidade a serviço dos clientes para ajudá-los a gerenciar bem suas empresas, gerar empregos e crescer, e para que a sociedade reconheça sempre o quanto somos essenciais para o crescimento da economia e o desenvolvimento do País.

Parabéns pelo nosso dia!

Laudelino Jochem