Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin e a secretária de desenvolvimento humano de Curitiba, Amália Tortato.

A sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu, nesta segunda-feira (7/7), o 10º Fórum do Terceiro Setor, evento que reuniu especialistas, profissionais da contabilidade, representantes de organizações da sociedade civil (OSCs) e autoridades públicas para discutir os principais desafios legais, fiscais e contábeis que envolvem o setor. 

A abertura do encontro contou com a presença do presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, que destacou a importância da contabilidade como instrumento estratégico de transparência e governança para as entidades do terceiro setor. 

“O terceiro setor supre a ausência do Estado em áreas que a intervenção estatal nos processos não é possível”, disse o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin. 

A secretária de Desenvolvimento Humano de Curitiba, Amália Tortato, também esteve presente no evento, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das OSCs e a valorização do trabalho contábil como ferramenta de impacto social. 

“Terceiro setor, poder público e iniciativa privada juntos são a receita para podermos entregar o melhor serviço para o cidadão”, disse a secretária de Desenvolvimento Humano.  

Amália também enfatizou o aumento das destinações do Imposto de Renda na cidade de Curitiba, destacando o papel do CRCPR no processo.  

“Quero agradecer a parceria do CRCPR esse ano e nos anos anteriores na campanha de destinação do imposto de renda. Conseguimos bater o recorde histórico de destinação, saindo de 12 milhões em 2024 para 15 milhões em 2025", agradeceu Amália. 

A programação teve início com a palestra de William Fischer, que apresentou um panorama sobre as revisões e alterações das legislações fiscais recentes, com ênfase nos reflexos para as entidades sem fins lucrativos e na necessidade de atualização constante por parte dos profissionais que atuam no segmento. 

O coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Nelson Zafra e o palestrante William Fischer.

Na sequência, o contador Fernando Luis Mazur abordou os procedimentos contábeis essenciais para as OSCs, detalhando as principais exigências legais para a escrituração, os cuidados técnicos com o trabalho voluntário e os critérios para manutenção da regularidade fiscal e jurídica. 

Encerrando a programação, o professor Juliano Garret Galvão falou sobre os reflexos da Reforma Tributária nas entidades do Terceiro Setor, destacando pontos de atenção envolvendo a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), as imunidades tributárias e a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre doações. 

Os palestrantes Fernando Luis Mazur e Juliano Garret Galvão.
“Ainda não sabemos totalmente o impacto dessa Reforma nos próximos 5 a 10 anos. É importantíssimo que as entidades estejam preparadas e que os profissionais se qualifiquem desde já”, destacou Galvão durante sua fala. 

 Solidariedade

Os alimentos não perecíveis doados pelos participantes a título de ingresso solidário totalizaram 129 kg e foram doados para o Santuário São Francisco de Assis, localizado no bairro Xaxim, em Curitiba. A entidade é reconhecida por manter diversas obras assistenciais voltadas à comunidade local, como o Projeto Pão da Vida, que distribui alimentos e oferece orientações sociais e espirituais a famílias em situação de vulnerabilidade. . As doações foram retiradas por José Anacleto, representante do Santuário. 

O fórum reafirma o papel do CRCPR como espaço de formação, troca e fortalecimento técnico do Terceiro Setor, promovendo eventos que contribuem com o desenvolvimento da classe contábil e da sociedade como um todo.