O Paraná avança na desburocratização e digitalização dos processos de registro empresarial. Com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizará workshop online para apresentar as melhorias do Projeto de Modernização da REDESIM, iniciativa que promete simplificar e agilizar a abertura, alteração e baixa de empresas no Estado. A transmissão acontece pelo canal do Sebrae-PR, no dia 7 de outubro, das 10h às 11h.
O evento é voltado especialmente para contadores, mas também interessa a empreendedores e gestores municipais, já que as mudanças impactam diretamente a rotina de quem atua na formalização de negócios.
Para o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, a modernização traz ganhos diretos para a classe contábil paranaense.
“O profissional da contabilidade é o primeiro a ser beneficiado por essas inovações, que possibilitam maior agilidade no atendimento às demandas dos clientes”, afirmou.
Principais mudanças
Entre as novidades, destacam-se:
Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, os trabalhos seguem “a todo vapor” para tornar os processos mais ágeis e transparentes.
“Desde a alteração do Decreto de Baixo Risco, que dispensou 975 atividades de licenciamentos para abertura de empresas no Estado, temos trabalhado incessantemente para implementar soluções digitais e integrar os municípios”, afirmou.
Meta é atingir todos os municípios
O Sebrae-PR, parceiro na iniciativa, reforça que a meta é integrar os 399 municípios paranaenses até 2027.
“Contamos com o apoio dos contadores para incentivar as prefeituras a aderirem ao sistema”, destacou Emerson Lourenço, gestor de Políticas Públicas do Sebrae-PR.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte