Moacir Baggio é o novo presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná.

?É inegável o crescimento da contabilidade em nosso país e a sua representatividade na sociedade?, disse o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Carlos Baggio, procurando ressaltar o papel da entidade.

A solenidade da sua posse e da nova diretoria foi dia 8 de dezembro, no auditório do CRCPR. Completam o quadro: Antônio Carlos Pedroso de Siqueira (secretário adjunto), Ranoel de Souza Ribeiro (tesoureiro), Dalvino Nunes da Lapa Júnior ( tesoureiro adjunto), Luiz Fernando Torres Cardozo (bibliotecário), Vicente Pacheco (relações externas). Compõem o Conselho Fiscal: Gedião Túlio (presidente), Euclides Locatelli e César Augusto Bess (efetivos) e Luiz Francisco Carvalho e Eliody Werneck Andrade (suplentes).

Em sua gestão, Baggio pretende reformular os estatutos da academia ?para adequá-los aos novos tempos?, atualizar o site, ?tornando-o mais atrativo e com informações mais completas?; estabelecer intercâmbio com universidades e escolas para maior divulgação da academia, incentivando o future contabilista a conhecer melhor a profissão, e tamvém com outras academias da classe contábil para troca de informações; e reforçar parcerias com as entidades de classe, a exemplo do CRCPR.

Perfil

O contador Moacir Carlos Baggio é natural de Curitiba, professor licenciado de Contabilidade Geral, Comercial, Industrial, Agrícola, Pública, Administração e Organização e Técnicas Comerciais. Foi contador concursado do Tribunal de Contas do Paraná e do Ministério da Fazenda; auditor fiscal da Sec. da Fazenda do Estado do Paraná; chefe do Centro de Treinamento do Pessoal da Receita e Assessor de Recursos Humanos da Coordenação da Receita do Estado. Foi conselheiro e vice-presidente do CRCPR; membro fundador e vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná Gestão, entre inúmeras outras funções.

Novos membros

Depois de um processo em que profissionais e professores de contabilidade de todo o Estado tiveram oportunidade de participar, dois novos membros acabam de ser escolhidos, devendo tomar posse nos próximos meses. Um é o contador Aderbal Nicholas Muller, mestre em Ciências Sociais Aplicadas e doutor em Gestão de Negócios, professor da pós-graduação da FAE Business School, autor de vários livros de contabilidade, sendo o mais recente Contabilidade Avançada e Internacional ? Editora Saraiva, 2009. O outro é o contador Elias Garcia, mestre em Ciências Sociais Aplicadas, doutor em Ciências Empresariais, professor e coordenador da pós-graduação da Unioeste, autor de inúmeros estudos técnicos e organizador do livro A Contabilidade no Contexto Internacional, Editora Coluna do Saber, 2008.

A escolha de novos membros da academia, nos últimos anos, é democrática: aberta a vaga, qualquer profissional pode se candidatar, bastando comprovar experiência na profissão e ter pelo menos um trabalho técnico publicado. Essas regras, em detalhes, estão no site www.crcpr.org.br/academiaCienciasContabeis

Nova diretoria da Academia de Ciências Contábeis do Paraná

Moacir Carlos Baggio