Grandes expoentes da contabilidade participam do I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade na UFPR

O I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, contou com a participação de alguns dos maiores expoentes da contabilidade no país. O evento, organizado pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná e Editora Atlas, coordenado por Simone Bernardes Voese e Márcia Maria Bortolocci Espejo, reuniu os professores Sergio de Iudícibus, Alexsandro Broedel Lopes, José Francisco Ribeiro Filho, Natan Szuster, Ernani Ott, Masayuki Nakagawa, Eliseu Martins, Jorge Lopes, professores e estudiosos renomados.

?A Contabilidade, no Brasil e no mundo, está se internacionalizando rumo a uma linguagem universal e a um modelo único e isso está trazendo uma série de necessidades de treinamento, de mudança de cultura e de crenças e valores. Preocupa a falta de participação dos teóricos no debate dos temas mais atuais, como Subjetivismo Responsável, Substância sobre a Forma, Valor Justo etc. Esses assuntos eram debatidos, décadas atrás, exatamente pelos teóricos, mas agora parece que nada mais têm a dizer e que tudo já vem pronto dos órgãos reguladores, disse o professor Sergio de Iudícibus. O objetivo do encontro foi abordar e discutir esses temas.

Palestras

O simpósio começou com o workshop Evidenciando erros constantes de elaboração e execução em projetos de pesquisa, ministrado pelo professor Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Ph.D, pesquisador com vasta experiência na área de educação. Teve sequência com a palestra Teoria da contabilidade: Quo Vadis?, pelo professor Sérgio de Iudícibus, um dos líderes do grupo de professores que, na década de 1960, alterou o ensino e a pesquisa na FEA/USP, passando para o método anglosaxônico e cujos trabalhos iniciais acabaram gerando uma corrente em prol do modelo contábil de mercado, hoje consagrado na internacionalização da contabilidade brasileira.

Normativismo versus positivismo: O falso dilema foi o tema da palestra do professor Alexsandro Broedel Lopes, pesquisador da relação entre Contabilidade e Finanças, Planejamento Tributário, Finanças Corporativas e Direito Comercial; Teoria da colonização em contabilidade: Reflexões sobre o processo de convergência aos padrões internacionais e o lugar da reflexão crítica na disciplina de teoria da contabilidade, apresentada pelo professor José Francisco Ribeiro Filho; Paralelismo entre a Teoria e a Prática Contábil Brasileira, ministrada pelos professores Natan Szuster e Fortunée Rechtman Szuster; Teoria do Inventário Geral Patrimonial, pelo professor Ernani Ott; Accountability na Abordagem Sociológica da Contabilidade, por Masayuki Nakagawa; e Vínculo entre Teoria da Contabilidade e Normas Internacionais de Contabilidade, pelo professor Eliseu Martins.

Confira fotos e o conteúdo da palestras no portal www.sbtcont.com

Mesa de honra: Prof.ª Dr.ª Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo - Coordenadora do Mestrado de Contabilidade e Finanças da UFPR; Prof. Dr. Vicente Pacheco - Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR; Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho - Reitor da Universidade Federal do Paraná; Prof. Dr. Sérgio Iudicibus - Presidente do I SBCont

Academia de Ciências Contábeis do Paraná presta homenagem ao professor Sérgio Iudicibus, ao centro, ladeado pelo acadêmico Vicente Pacheco( esquerda) e o presidente da academia Moacir Carlos Baggio.

Entre os participantes do simpósio: Prof. Dr. Eliseu Martins, Prof. Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Ph.D, Prof. Dr. Masayuki Nakagawa, Prof. Dr. Alexsandro Broedel Lopes, Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus - presidente do I SBTCont, Prof. Dr. Ernani Ott, Profa. MSc. Fortunée Rechtman Szuster, Prof. Dr. Natan Szuster, Prof. Dr. José Francisco Ribeiro Filho.