O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico Valdir Pietrobon

Nesta entrevista, conheça a trajetória de Valdir Pietrobon, acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a Cadeira de nº 37.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Valdir Pietrobon (VP): Sou bacharel em Ciências Contábeis e, há 50 anos, proprietário de empresas de serviços contábeis. Fui conselheiro do CRCPR e, logo após, presidente do SESCAP/PR, por dois mandatos. Posteriormente, tornei-me presidente da FENACON, também por dois mandatos, os quais muito me orgulham. Fui convidado pelo acadêmico Gilberto Nassif, para ingressar no tão seleto grupo de contadores paranaenses da Academia. Muito me orgulho de fazer parte da ACCPR, mas acredito que não tenho contribuído quanto deveria, por estar trabalhando simultaneamente em outras entidades contábeis também. Atualmente, sou conselheiro do Conselho Fiscal do SESC NACIONAL, pelo qual tenho viajado por todo o país.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

VP: Burocracia. Hoje, não se faz praticamente mais contabilidade, já que se passa o maior tempo do nosso trabalho atendendo órgãos públicos, com obrigações acessórias. Além disso, acredito também que as faculdades não preparam o contador para atuar no mercado. Vejo isso quando buscamos profissionais para trabalhar em nossa área.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

VP: Iniciem esta atividade com o intuito de colaborar com nossa profissão, estudando e se aprimorando sempre.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

VP: Com muita preocupação, pois acho que se nós, entidades, não ficarmos atentos, logo as pequenas e médias empresas serão dispensadas de elaborar a contabilidade. Como mencionei anteriormente, 60% das empresas já não fazem contabilidade. Ainda, somos a única profissão que possui “Reserva de Mercado”. Precisamos repensar para não nos tornarmos apenas emissores de guias ou “darfeiros”, o que grande maioria dos nossos colegas já tem se tornado. Nossas entidades a nível nacional, estadual e municipal, devem se envolver mais na área “politica”. Vivi 14 anos dentro do Congresso Nacional, trabalhando em prol da área contábil, e percebo que, embora sejamos mais de 550 mil contadores no país, não temos sequer um deputado federal que nos represente. Isto me causa vergonha. É de suma importância que tenhamos representatividade nacional e estadual. Sabemos reclamar, e temos muito a colaborar.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.