Olá, amigos da classe contábil do Paraná!

Dirijo-me a vocês para render homenagens aos EMPRESÁRIOSCONTÁBEIS do nosso estado nesta data que merecidamente destaca perante a sociedade a importância de sua atuação. Faço questão de identificar em letras maiúsculas essa categoria de profissionais da contabilidade – da qual orgulhosamente faço parte –, pois tenho plena certeza sobre o quanto contribuímos para que a economia do Paraná seja uma das mais pujantes do nosso País, mesmo nos tempos de crises e incertezas como os que atravessamos atualmente. E também porque conheço na pele os desafios que o empresário contábil enfrenta todos os dias: entender as necessidades dos clientes, manter sua empresa em dia com as novas tecnologias e legislações que surgem a cada instante, enfrentar a cada vez mais acirrada concorrência, atender às incontáveis e tempestivas demandas dos governos, permanecer em dia com as obrigações trabalhistas, manter seus funcionários atualizados e motivados...

É tanto trabalho e preocupação que às vezes nos esquecemos da nossa principal vocação, aquela que nos inspirou um dia a nos tornarmos empreendedores – colocar nossos conhecimentos em Contabilidade a serviço dos nossos clientes para ajudá-los a gerenciar bem suas empresas, gerar empregos e crescer.

Neste 12 de janeiro, Dia do Empresário Contábil, quero expressar o compromisso deste novo Conselho Diretor do CRCPR – que terei a honra de presidir pelos próximos dois anos, graças à confiança que nos foi depositada pela classe contábil do nosso estado – de resgatar essa vocação do empresário contábil e valorizar seu trabalho. Para isso envidaremos nossos melhores esforços para que empresas, órgãos públicos e demais instituições da sociedade civil reconheçam a nossa importância para o crescimento da economia e o desenvolvimento do País.

Estejam certos de que este grupo – que se dedica voluntariamente a contribuir com a boa gestão do Conselho Regional de Contabilidadedo Paraná, órgão máximo da profissão em nosso estado, somando seu conhecimento e talento ao do corpo de funcionários e conselheiros, para desempenhar o ofício de registrar, fiscalizar e estimular o desenvolvimento profissional de todos os segmentos da classe contábil – terá a valorização do empresário contábil como uma de suas principais frentes de atuação. Encerro esta mensagem citando Sêneca, um dos filósofos que mais admiro: “Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las”.Tenham a certeza de que, juntos, ousaremos.

Laudelino Jochem

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná