Ciclo de palestras sobre NF-e deve arrecadar mais de seis toneladas de alimentos.

Fruto de parceria entre a Receita Estadual do Paraná e o CRCPR, o ciclo de palestras sobre Nota Fiscal Eletrônica, que vem sendo ministrado desde o começo de agosto, deve registrar ao final a participação de mais de 2.500 pessoas e arrecadar mais de seis toneladas de alimentos. A única exigência para inscrição é a doação de alimento não-perecível. Ministrada por auditores fiscais da Receita Estadual do Paraná, a palestra, que expõe como funciona o sistema de emissão de NF-e no estado, já foi ministrada em Apucarana, Curitiba, Maringá, Campo Mourão, Paranaguá, Ponta Grossa, Paranavaí, Umuarama, Pato Branco, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Francisco Beltrão, faltando apenas Guarapuava e União da Vitória.

O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Maurício Gilberto Cândido, avalia a amplitude da iniciativa: o pessoal de escritórios de contabilidade recebe informação clara e segura sobre a Nota Fiscal Eletrônica e inúmeras entidades que cuidam de pessoas carentes são beneficiadas, sublinha. Graças a iniciativas como essa é que o CRCPR consegue desenvolver programas de apoio a essas instituições, complementa.

A nota fiscal eletrônica entrou em vigor em 2006 e funciona de modo diferente no Paraná. Com ela, diminuem os gastos com impressão e armazenamento de papel, os documentos são gerenciados eletronicamente, há melhorias no planejamento logístico e são reduzidos os erros de escrituração. Para se tornar um emissor da NF-e, a empresa precisa informar o número do CNPJ, o tipo de estabelecimento e se enquadrar em todos os demais requisitos que constam no manual de credenciamento NF-e Paraná. O aplicativo de Emissor NF-e é gratuito e qualquer empresa paranaense é capaz de utilizar. Detalhes no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

Curitiba

Apucarana