O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) alerta os profissionais da contabilidade sobre a circulação de e-mails e mensagens fraudulentas que simulam comunicações oficiais do Sistema CFC/CRCs, especialmente relacionadas à cobrança de anuidades. As tentativas de golpe utilizam, com frequência, linguagem institucional, pedidos de pagamento imediato, links suspeitos, boletos falsos, além de argumentos de urgência, como descontos “imperdíveis” ou ameaças de penalidades.
O CRCPR orienta que, antes de efetuar qualquer pagamento ou clicar em links recebidos por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem, o profissional verifique atentamente a procedência da comunicação. Todos os e-mails institucionais do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) utilizam exclusivamente o domínio @cfc.org.br. Já os do CRCPR utilizam exclusivamente o domínio @crcpr.org.br. Reforçamos ainda que as cobranças do CRCPR são realizadas exclusivamente por meio dos canais oficiais da autarquia. Não é recomendável abrir anexos ou acessar links de mensagens suspeitas, mesmo que aparentem ser oficiais.
Em caso de dúvida, o profissional deve entrar em contato diretamente com o CRCPR para confirmação das informações. Caso receba uma mensagem suspeita, a orientação é não compartilhar dados pessoais ou profissionais, guardar o conteúdo recebido e comunicar imediatamente ao Conselho para verificação e adoção das providências cabíveis.
VALE RESSALTAR QUE AS GUIAS PARA PAGAMENTO DA ANUIDADE DE 2026 AO CRCPR AINDA NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS. Acompanhe nossos informativos oficiais para saber a partir de quando elas poderão ser emitidas.
Veja a seguir um exemplo de e-mail falso que está em circulação.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.