Orientações sobre a utilização do novo sistema para emissão de DECORE

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos - DECORE

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE é o documento contábil emitido eletronicamente por meio do link (decore/coaf), disponível no sitio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, destinado a fazer prova de informações sobre percepção de rendimentos em favor de pessoas físicas. Atualmente, a DECORE é disciplinada pela Res. CFC 1.592/2020 e suas alterações.

A emissão da DECORE deverá estar condicionada à existência prévia da documentação hábil e legal, fundamentada somente nos registros do Livro Diário ou em documentos autênticos, definidos no Anexo II da Res. CFC 1.592/2020. A documentação ficará sob a responsabilidade do profissional que emitiu a DECORE, pelo prazo de cinco anos.

A DECORE será emitida mediante assinatura com certificação digital (e-CPF), em uma via destinada ao beneficiário, ficando o documento emitido armazenado no Banco de Dados do Conselho Federal de Contabilidade, à disposição para conferências futuras por parte da Fiscalização e para envio à Receita Federal do Brasil.

Instruções de configuração do navegador para uso do novo sistema de DECORE:

• Instale preferencialmente em seu computador o programa “Google Chrome”;
  • Tenha em mãos seu certificado digital (e-CPF);
  • Baixe e instale a extensão do ICP. Bravo Access para o Google Chrome (software necessário para a assinatura eletrônica da DECORE);
  • Manual para utilização do Certificado Digital. Clique aqui.

• Endereço para testar a assinatura eletrônica: http://icpbravoaccess.com.br

• Leia atentamente as orientações sobre a utilização do novo sistema para emissão de DECORE. Clique aqui.

• Configure seu navegador para permitir a exibição de “pop-ups” no novo sistema de emissão de DECORE;
  • Agora o novo sistema para emissão de DECORE pode ser utilizado.
  • Para facilitar o preenchimento de sua decore clique no ícone abaixo: